Por: Nicole Defillo
Hoje, 29 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Livro. A escolha deu-se em homenagem ao dia em que também foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para as terras brasileiras em 1810.
O primeiro livro editado no Brasil foi a obra de Tomás Antônio Gonzaga, "Marília de Dirceu", em 1808. Hoje em dia, a Biblioteca Nacional do Rio é a maior da América Latina e está entre as dez maiores do mundo.
Pensando em ampliar o repertório dos nosso ouvintes, nós elaboramos uma lista com 10 obras de autores brasileiros para você conhecer. Confira:
O Alquimista (1988)
‘O Alquimista’ é um best-seller do escritor brasileiro Paulo Coelho, publicado originalmente em 1988, em português. Em abril de 2017, a obra foi publicada pelo selo Paralela da editora Companhia das Letras. O exemplar foi traduzido em mais de 80 línguas e já vendeu mais de 65 milhões cópias ao redor do mundo.
Na trama, o leitor acompanha a jornada de um pastor andaluz chamado Santiago. Ele acredita em no sonho recorrente que tem sobre um ser profético e, um dia, ele decide viajar para visitar uma adivinha chamada Romaní para descobrir o significado.
A Hora da Estrela (1977)
‘A Hora da Estrela’ é um romance literário da escritora brasileira Clarice Lispector. O livro narra a história da alagoana Macabéa. Órfã, a jovem mal se lembrava dos pais, que morreram quando ela era ainda criança. A garota foi criada por uma tia muito religiosa e moralista, cheia de superstições e tabus, os quais ela passou para a sobrinha.
Apesar de ter estudado pouco e não saber escrever direito, Macabéa faz um curso de datilografia e consegue um emprego, no qual recebe menos que o salário mínimo. Por conta disso, a menina migra para o Rio de Janeiro, tendo toda sua nova rotina narrada por um escritor fictício chamado Rodrigo S.M.
Livro Sobre Nada (1996)
Para falar sobre o nada, neste livro de Manoel de Barros evidencia a primeira pessoa; seja quando o poema deixa falar o 'eu poético', ou no momento em que o escritor cita seus próprios versos de obras anteriores, ou até mesmo quando o nome próprio do autor assinala em 'idioleto manoelês archaico.
A obra está disponível para compra no site Amazon, com valores a partir de R$ 27,90.
A Marca de Uma Lágrima (1985)
A ‘Marca de uma Lágrima’ é um livro infanto juvenil de Pedro Bandeira publicado em 1985, pela Editora Moderna. É uma livre adaptação da obra Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand. A trama conta a história de Isabel, uma garota que se acha feia. Será mesmo? Ou somente ela acha isso? A sua situação agrava-se ainda mais com a morte da diretora da escola, uma vez que a jovem é testemunha de que aquele aparente suicídio seria na verdade um bárbaro assassinato.
O renomado autor já arrematou diversos prêmios importantes do cenário literário, como Jabuti, APCA, Adolfo Aizen e Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Além disso, o famoso escritor também concedeu uma entrevista exclsuiva a nossa equipe, na qual fala sobre sua carreira, projetos e obras.
Clique aqui para adquirir o livro.
Capitães de Areia (1937)
‘Capitães da Areia’ é um romance escrito pelo renomado autor brasileiro, Jorge Amado, em 1937. A obra retrata a vida de um grupo de menores abandonados que crescem nas ruas da cidade de Salvador, Bahia, vivendo em um trapiche – sendo esse um armazém onde são estocadas mercadorias destinadas à importação ou à exportação – roubando para sobreviver, chamados de "Capitães da Areia".
Um fato curioso é que a história foi base para diversos trabalhos, sendo eles longa-metragens, obras literárias e minisséries. Em 1968, a obra foi levada ao cinema pelo diretor cinematográfico Hall Bartlett. Em 1987, Adolfo Moreira Cavalcante escreveu o cordel "Pedro Bala, o chefe dos Capitães da Areia", onde reconta com críticas sociais a saga do líder dos meninos abandonados. Já em 2011, estreava nos cinemas o filme ‘Capitães da Areia’ por Cecília Amado, neta de Jorge Amado que realizou o filme em homenagem ao avô.
Rota 66 (2003)
Vencedor do prêmio Jabuti de 1993, “Rota 66” é uma rigorosa investigação sobre o trabalho da Polícia Militar de São Paulo entre as décadas de 1970 e 1990. Nele, Caco Barcellos, um dos mais prestigiados jornalistas brasileiros, denuncia a atuação irregular da Rota, como um verdadeiro aparelho estatal de extermínio. Um esquadrão da morte responsável pelo falecimento de milhares de pessoas. A maioria delas inocente.
Para comprar a obra, acesse o site estantevirtual.com.br.
Luzes de Emergência se Acenderão Automaticamente (2014)
De certa forma, um relacionamento são duas pessoas que se recusam a desistir uma da outra. É o que escreve Henrique, ou Ike, em cadernos que carrega consigo para todos os lugares. Nesses cadernos ele fala de seu dia a dia, dos amigos, e de sonhos difusos que ele guarda para o futuro.
Na obra, a autora Luisa Geisler constrói uma narrativa sutil, às vezes entremeada com um humor desconcertante, em outras com passagens cativantes. Ao compor esse mosaico, a autora desenvolve um romance surpreendente, emocional sobre as incertezas do amadurecimento.
O exemplar está disponível para compra no site da Amazon.
Dias Perfeitos (2014)
Dias Perfeitos é um romance best-seller de terror e suspense escrito pelo carioca Raphael Montes, publicado no dia 18 de março de 2014. Trata-se de uma história de amor obsessivo, protagonizada por Téo, um personagem com fortes indícios de psicopatia. Num churrasco a que vai com a mãe contrariado, Téo conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Clarice está escrevendo um road movie de nome “Dias perfeitos”.
Para adquirir a obra, clique aqui.
O que é isso companheiro? (1979)
Quase quarenta anos depois da publicação de sua primeira edição, ‘O que é isso, companheiro?’, adaptado por Bruno Barreto para o cinema em 1997, continua sendo um dos mais contundentes documentos históricos já produzidos acerca do período militar. Esta obra mostra a história de um homem correndo da polícia, tentando compreender como é que se meteu, de repente, no meio da Irarrazabal, no Chile, se apenas cinco anos antes estava correndo da Ouvidor para a Rio Branco, num dos grupos que fariam mais uma demonstração contra a ditadura militar que tomara o poder em 1964.
Jantar secreto (2016)
Um grupo de jovens deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro. Eles alugam um apartamento em Copacabana e fazem o possível para pagar a faculdade e manter vivos seus sonhos de sucesso na capital fluminense. Mas o dinheiro está curto e o aluguel está vencido. Para sair do buraco e manter o apartamento, os amigos adotam uma estratégia heterodoxa: arrecadar fundos por meio de jantares secretos, divulgados pela internet para uma clientela exclusiva da elite carioca. A partir daí, eles se envolvem em uma espiral de crimes, descobrem uma rede de contrabando de corpos, matadouros clandestinos e grã-finos excêntricos, e levam ao limite uma índole perversa que jamais imaginaram existir em cada um deles.
Clique aqui para adquirir a obra.