Dicas de teatro: “Mãe Fora da Caixa” fica em cartaz até 28 de agosto

Bata Antes de Entrar 

A peça “Bata Antes de Entrar”, é uma comédia dramática escrita por Paola Prestes. O espetáculo é o retrato dos dias atuais ao colocar em foco os pais separados e os dois filhos solteiros que se reúnem após o enterro do avô materno. O encontro entre eles traz à tona diversos sentimentos guardados e conflitos familiares que serão discutidos entre quatro paredes, levando o espectador para um cenário íntimo, como se fossem quase infiltrados na cena. 

"A peça mostra uma família contemporânea e nada disfuncional, como muitas daquelas que frequentam teatro no Brasil, e aposta em questões comuns, algo determinante, por exemplo, para o sucesso do cinema argentino", explica o diretor Eduardo Tolentino. 

Paola tem uma carreira na TV e também no cinema e faz sua estreia como dramaturga. A criação de “Bata Antes de Entrar” nasceu da necessidade de quebrar alguns tabus e ir contra as regras pré-estabelecidas sobre a família que são sempre impostas. “A história traz pessoas fundamentalmente imperfeitas. A Teresa tem um discurso liberal, mas com uma série de contradições. Ela viveu uma época em que as mulheres tinham menos liberdade, se separou, foi estudar, foi atrás desse sonho. Porém, existe um questionamento se realmente valeu a pena. Sua filha Beatriz é de outra geração, a princípio de uma era ainda mais liberal, todavia ela também não está confortável. Ambas são a prova de que a liberação das mulheres ainda está em curso, e tem muito ainda a ser trilhado”, conta ela sobre a peça. 

SERVIÇO

Teatro Aliança Francesa.

Rua General Jardim 182 – Vila Buarque

De quinta a sábado, às 20h30; e domingos, às 18h30. Até 28 de Agosto

Adquira seu ingresso aqui.

 

Jardim de inverno  

O espetáculo “Jardim de inverno” é adaptado do romance “Revolutionary Road”, publicado em 1961, pelo escritor norte-ameridcano Richard Yates, que originou o filme "Foi Apenas Um Sonho" (2008), que conta no elenco com Kate Winslet e Leonardo Dicaprio. A história ilumina questões como o peso do conformismo, o sufocamento dos desejos, o desperdício das potências individuais em prol de uma “vida ideal” ditada por papéis sociais nem um pouco flexíveis. A peça retrata April e Frank, dois jovens bonitos e que com seus dois filhos formam a família perfeita do subúrbio americano dos anos 50. Mas, na verdade, se sentem reprimidos e aprisionados nessa realidade. Então April propõe um plano que irá colocar à prova seus limites e toda a sua vida. 

“A obra, mesmo tendo sido escrita no início da década de 60 e contando a história de uma família americana suburbana dos anos 50, carrega em seu cerne uma atemporalidade de proporções gigantescas, pois ela fundamentalmente nos fala de como nossos projetos de realização pessoal podem ser sufocados em nome da estabilidade social e financeira. Esse assunto não diz respeito a uma época específica, e sim à problemática humana mais profunda, independente de tempo ou lugar”, diz o diretor Marco Antônio Pâmio.

O elenco conta com Bianca Bin e Fabrício Pietro. Sobre a personagem a artista comenta: “Além do grande sentimento de não pertencimento, não me encaixando em alguns papéis sociais durante momentos da vida, me considero questionadora, corajosa e com um espírito revolucionário como da April”, diz a atriz, que consolidada carreira na televisão. Na última temporada, o papel de Bianca foi vivido por Andreia Horta e a montagem já foi vencedora do Prêmio Bibi Ferreira, em 2019. 

 

SERVIÇO 

Teatro Faap 

R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo – SP

Sextas e sábados às 20h e domingos às 18h. Até 28 de agosto. 

Adquira seu ingresso aqui. 

 

Mãe fora da caixa 

Monólogo estrelado pela atriz Miá Mello e inspirado no best seller “ Mãe fora da Caixa” da escritora Thaís Vilarinho, a comédia trata de maneira direta questões sobre a maternidade. Ao saber que pode estar grávida do segundo filho, essa mãe relembra todas as fases de uma maternidade repleta de dúvidas e desafios. A identificação com o público é imediata, transformando o teatro em um grande espaço de reflexão e acolhimento.

O espetáculo tem direção de Joana Lebreiro e texto de Cláudia Gomes e trata com muito humor sobre os dilemas que envolvem a maternidade. Foi indicada ao Prêmio do Humor nas categorias Melhor Espetáculo, Texto e Atuação, ganhando na categoria Direção. Em ‘Mãe fora da caixa”, Miá estabelece um tom confessional de quem parece contar histórias pessoais envolvendo a plateia em risos e lágrimas, com momentos de cumplicidade e interação. 

“‘Mãe fora da caixa''', é um monólogo que eu faço de maternidade de uma forma bem real e bem divertida. Dá para levar a família inteira […] Além disso, mãe fora da caixa vai virar filme, a rodagem começa em janeiro” contou Miá em entrevista para a Alpha que você pode conferir aqui. 

 

SERVIÇO

Teatro das Artes 

Av. Rebouças, 3970 Lj 409, São Paulo – São Paulo

Sexta às 20h00, Sábado e Domingo às 19h00. Até 28 de agosto. 

Adquira seu ingresso aqui. 

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados