Dicas de teatro: Peça dirigida por Jô Soares fica em cartaz até 18 de setembro

Confira os destaques do universo do teatro e fique por dentro das peças que estão em cartaz em São Paulo. Tudo isso, através de entrevistas exclusivas e coberturas especiais. 

 

Tudo 

A peça “Tudo” apresenta três fábulas morais, que giram sempre em torno de uma pergunta envolvendo a sociedade:“Por que todo Estado se torna burocracia?”,  “Por que toda Arte vira negócio?” e “Por que toda religião vira superstição?”. 

A primeira fábula, correspondente ao primeiro questionamento, mostra um grupo de funcionários cumprindo suas  tarefas, imaginando serem deuses do Olimpo, até que uma situação se apresenta e os conduz a um fim surpreendente. 

A segunda história, correspondente à segunda pergunta, se situa em uma ceia de Natal, onde os convidados darão início ao jantar somente após encerrarem uma discussão sobre os valores absolutos no modernismo e pós-modernismo.

Na terceira, enquanto um escritor participa da sessão de autógrafos de seu livro infantil, sua esposa, que permanece em casa, se vê aterrorizada com a possibilidade da morte do filho recém-nascido.

O elenco conta com Julia Lemmertz e Vladimir Brichta. 

Serviço 

Sesc Bom Retiro 

Alameda Nothmann, 185 – Campos Elíseos, São Paulo

Em cartaz até 9 de outubro 

Adquira seu ingresso aqui. 

 

Fausto 

A primeira obra teatral sobre a lenda alemã do homem que fez um pacto com o diabo foi escrita por Christopher Marlowe, originalmente tratando do ser humano dividido entre as crenças e saberes medievais e o conhecimento humanista da renascença. Marlowe chegou a ser perseguido em sua época por apresentar relatos e trechos de rituais reais de ocultismo.

É a partir desta obra elizabetana que José Celso Martinez Corrêa e Fernando de Carvalho adaptam e encenam a montagem contemporânea Fausto. Esta Tragikomédiaorgia conta com Ricardo Bittencourt como Fausto, Leona Cavalli como Mefistófeles e um elenco de atores e atrizes músicos. A montagem ora é fiel aos textos originais e à estrutura de Marlowe.

Serviço 

Sesc Pinheiros 

R. Pais Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo 

Em cartaz até 9 de outubro 

Adquira seu ingresso aqui. 

 

Gaslight – Uma Relação tóxica

Dirigida pelo humorista, apresentador e escritor Jô Soares a peça “Gaslight – uma Relação Tóxica”, foi idealizada pelo diretor teatral desde 2018. O texto é um dos mais bem sucedidos da Broadway, publicado em 1938. 

Escrita originalmente por Patrick Hamilton, a produção trata de abuso psicológico nos relacionamentos afetivos. Na trama, um casal perfeito passa a vivenciar um conflito. Isso porque Jack era um marido doce e apaixonado, até que sua esposa Bella alega sofrer de algum tipo de desequilíbrio mental.

Segundo o ator Giovani Tozi, protagonista da peça, a ideia surgiu de uma sessão de cinema: "O Jô gostava muito de chamar os amigos para um filme, um papo, e em uma dessas noites assistimos a este filme de 1944 e me surgiu a ideia de levá-lo para o palco", relembrou em entrevista ao UOL, referindo-se à adaptação cinematográfica dirigida por Thorold Dickinson. "Jô, um homem de teatro, que adora desafios, topou fazer. E estávamos neste processo."

Jô faleceu em em agosto de 2022 e de acordo com e equipe, a única coisa que o humorista não viu foi o elenco caracterizado. Os outros elementos da encenação, inclusive o cenário, já estavam definidos antes de ele ser internado.

Serviço 

Teatro Procópio Ferreira 

R. Augusta, 2823 – Cerqueira César, São Paulo

Em cartaz até 18 de setembro

Adquira seu ingresso aqui. 

spot_img

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados