Dieta de Emergência: SIM ou NÃO? Quais os cuidados necessários?

A dieta de emergência é conhecida e divulgada porque foi muito popularizada entre os famosos, que a realizam com o intuito de perder peso de forma rápida para algum evento especial.

Sabemos que o ganho de peso é gradual e lento, sendo assim, sua perda também será gradual e lenta. 

Conta rápida: 
●    1kg de gordura corporal tem cerca de 7.700kcal. Isso é muita energia. 
●    Um homem de 70kg, que pratica uma hora de uma atividade extenuante como o crossfit pode gastar cerca de 800 kcal por hora. 

Aí já dá para perceber que queimar as 7700 kcal é algo que vai dar um trabalhão. As dietas de emergência fazem você perder água e massa muscular, e não gordura.

 

“Nutri, você disse que o peso aumenta de forma lenta e gradual, mas eu aumento 2kg num final de semana. E aí?” 

Isso acontece, mas boa parte desse aumento é de líquidos e não de gordura, tanto que após 2 ou 3 dias o peso volta ao normal. 

Mas, se todo final de semana você “ganhar” 100g de gordura, o que é pouco e muitas balanças nem conseguem mensurar, em um ano você terá conquistado cerca de 5kg. Por isso, é importante prestar atenção nesses pequenos abusos feitos de forma constante! 

Dietas muito restritivas e com pouco aporte calórico, mesmo que realizadas num curto intervalo de tempo, podem gerar consequências desagradáveis. Além dos desmaios, que são mais comuns e mais fáceis de serem percebidos, esse tipo de dieta poderá atrapalhar a perda de peso. 
 

Como? Isso acontece por defesa! 
1.    Você faz algo muito restritivo para o corpo;
2.    Este começa a ter que gastar menos energia, já que não está entrando tudo o que ele precisa;
3.    Você perde água e músculos;
4.    Perde peso na balança; 
5.    Vai ao evento; 
6.    Come muito, pois está com fome devido a toda a restrição; 
7.    Reganha o peso tão rápido quanto perdeu; 
8.    Volta à rotina, mas o metabolismo continua lento para te “proteger” de possíveis futuros momentos de baixo consumo de energia. E, assim, você ganhará mais peso do que tinha antes e ficará mais difícil de reduzir esse peso! 

 

Por isso, fuja de dietas de emergência como a dieta da sopa, da lua, de Hollywood e tantas outras. Melhore a sua rotina alimentar. Seja mais saudável, assim não precisará mais fazer algo na emergência.

 

Dra. Vanessa Lobato – Nutricionista Clínica Esportiva 
 

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados