Dinho Ouro Preto completa 57 anos: relembre a carreira e as curiosidades sobre o artista

Fernando de Ouro Preto, mais conhecido como Dinho Ouro Preto, é um músico, compositor brasileiro e vocalista da banda Capital Inicial. E hoje, 27 de abril, o artista completa 57 anos, com uma trajetória inigualável.  

Uma curiosidade super legal sobre a família do artista é que Dinho é filho do embaixador Affonso Celso de Ouro Preto e da embaixatriz e historiadora Marília de Ouro Preto. Além disso, ele ainda é bisneto do Conde de Afonso Celso e trineto do famoso Visconde de Ouro Preto. 

Em meio às viagens a trabalho da família, Dinho conheceu em 1974 outro filho de diplomatas, o músico Dado Villa-Lobos, que mais tarde se tornaria seu meio-irmão. A música não estava no sangue da família, mas, aos 11 anos, o artista teve seus primeiros contatos com o rock através do cantor, compositor e vocalista da banda Paralamas do Sucesso, Herbert Vianna, e do baixista do grupo, Bi Ribeiro. 

Em 1983, Dinho passou a integrar como vocalista a recém-criada ‘Capital Inicial’. O grupo lançou seu primeiro disco em 1986, com canções escritas ao longo de 3 anos de carreira e que são sucesso absoluto até hoje, como ‘Fátima’, 'Independência' e ‘Fogo’. 

Já em 1998 a banda lançou o disco ‘Atrás dos Olhos’, o que levou a um show na série Acústico MTV. Além disso, o álbum ultrapassou mais de um milhão de cópias vendidas, nos anos 2000. 

Carreira solo

Em meados de 1994, o artista lançou dois álbuns em carreira solo, intitulados ‘Vertigo’ e 'Dinho Ouro Preto’.

Alguns anos depois, mais precisamente em  2012, Dinho lançou seu terceiro álbum estrelado inteiramente por ele, intitulado “Black Heart”, que conta apenas com regravações de grandes sucessos do rock internacional.

Em 2020, o músico lançou seu quarto álbum solo, chamado ‘Roque em Rou', que conta com 12 regravações de bandas e artistas do rock brasileiro. Algumas das canções do disco são "Rolam as Pedras" de Kiko Zambianchi, "Metamorfose Ambulante" de Raul Seixas, "A Mais Pedida" dos Raimundos e "Saideira" do Skank.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados