A 30ª edição do ‘É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários’ se inicia a partir de amanhã, quinta-feira (03), em São Paulo e no Rio de Janeiro. O evento reunirá 85 produções — entre longas, médias e curtas-metragens — de 30 países. A programação também contará com conferências, debates e sessões em streaming. Toda a programação tem entrada gratuita.
Filmes sobre Rita Lee e Marília Pêra abrem o É Tudo Verdade 2025 com pré-estreias mundiais. Dois documentários brasileiros que celebram a trajetória de ícones da cultura nacional terão pré-estreia mundial nas sessões de abertura do É Tudo Verdade 2025.
Em São Paulo, o longa “Ritas”, dirigido por Oswaldo Santana, será exibido no dia 2 de abril, às 20h30, na Cinemateca Brasileira, em sessão exclusiva para convidados – para saber tudo sobre o documentário da Rita, clique aqui. Já no Rio de Janeiro, a abertura oficial acontece em 3 de abril, também às 20h30, no Estação Net Botafogo, com a exibição de “Viva Marília”, documentário de Zelito Viana sobre a atriz Marília Pêra.
Para saber mais detalhes sobre a programação do festival, clique aqui.
No dia 12 de abril, o comitê de júri do ‘É Tudo Verdade 2025’ premiará os melhores filmes exibidos nesta edição. Reconhecido como Qualifying Festival pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o É Tudo Verdade garante aos quatro filmes vencedores de suas principais competições — longas, médias e curtas-metragens, nas categorias brasileira e internacional — a qualificação automática para a disputa do Oscar 2026.
Ao celebrar sua 30ª edição, o festival reafirma seu papel essencial na valorização do documentário. “O fato deste festival alcançar neste ano sua 30ª edição confirma antes de tudo nossa confiança inicial: o documentário estava a exigir uma janela anual específica no país que propiciasse o acesso do público das salas à excelência e à originalidade da produção não-ficcional brasileira e internacional”, afirma Amir Labaki, idealizador e diretor do evento.
A 30ª edição do ‘É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários’ conta com patrocínio do Itaú, parceria do Sesc-SP e apoio cultural da Spcine, do Galo da Manhã. Além de ter realização do Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei N. 8313).
Ver essa foto no Instagram