Eclipse: 6 músicas que remetem ao fênomeno

Hoje, 8 de abril, a América do Norte experimentou seu segundo eclipse solar total em sete anos. A lua deslizou sobre a superfície do nosso sol, lançando uma sombra sobre uma faixa da Terra. Ao longo desse caminho, algumas partes do mundo ficaram escuras como a noite.

Os Skywatchers (aqueles que pararam para observar o evento) do México foram os primeiros a ver o eclipse no continente. A partir daí, o show deslizou para o norte, entrando nos Estados Unidos através do Texas, depois seguiu para o nordeste e por fim, terminou para a maioria das pessoas na costa do Canadá.

Especialistas aconselham os espectadores a usar óculos solares de proteção para evitar danos aos olhos ao olhar para o Sol a olho nu. Por outro lado, somente durante os poucos minutos da totalidade é que o Sol pode ser visto com segurança sem esses óculos, disseram eles.

Com quatro minutos e meio de fenômeno, esse eclipse durou mais do que o que passou por partes dos Estados Unidos em 2017, o qual registrou até 2 minutos e 42 segundos. Aliás, de acordo com a Nasa, os eclipses totais podem durar de 10 segundos a cerca de 7 minutos e meio.

O evento de hoje não chegou ao Brasil, mas foi possível acompanhar em vídeo por canais especiais no Youtube, como o da Nasa, a agência espacial americana. Assim, para os brasileiros que quiserem presenciar um novo eclipse, terão que aguardar o ano de 2045.

 

Para registrar o momento, a Alpha separou seis músicas que remetem ao fenômeno em diferentes perspectivas. Confira!

 

“Total Eclipse of the Heart” – Bonnie Tyler

 

“Total Eclipse” – Iron Maiden 

 

“The Fly” – U2 

* “They say the sun is sometimes eclipsed by the moon”

 

“Eclipse” – Pink Floyd 

 

“Pet Shop Boys” – Silver Age

* “Earthquakes predicted and someday soon / a total eclipse of the sun and the moon”

 

“You’Re So Vain” – Carly Simon

* “Then you flew your Lear jet up to Nova Scotia / To see the total eclipse of the sun”

* Menções sobre o eclipse nas músicas

O que é um eclipse solar total?

Em suma, o eclipse solar ocorre quando a lua se orienta entre a Terra e o sol, protegendo a superfície solar da nossa visão.

Em termos cósmicos, é incomum que isso aconteça: a Lua é quase 400 vezes menor que o Sol, mas está cerca de 400 vezes mais próxima de nós. Isso significa que quando esses dois corpos celestes estão alinhados, eles parecem ter o mesmo tamanho no céu.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados