Nesta segunda-feira (31), o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, recebeu um dos criadores da série “Adolescência”, Jack Thorne, e organizações de caridade para proteção dos direitos da criança, para uma reunião. Por conseguinte, foi confirmado que o seriado será disponibilizado para instituições de ensino médio de toda a Inglaterra, junto com guias e recursos para professores, pais e responsáveis.
Isso se deve às temáticas e aos seus impactos levantados pela nova produção da Netflix. “Adolescência” aborda os dilemas de um caso de assassinato em que Jamie Miller, um jovem comum de 13 anos, é acusado de matar uma colega de classe. A série acompanha as dificuldades enfrentadas pelos envolvidos, que são diretamente afetados pelo caso.
Dentre os temas abordados pela série estão a masculinidade tóxica, o bullying e o perigo do conteúdo online para crianças.
Além de Starmer e Thorne, os produtores da série, Emily Feller e Jo Johnson, e representantes das instituições Tender, NSPCC e The Children’s Society – todas as quais atuam pelo cuidado de jovens e crianças na Inglaterra – estavam presentes na mesa-redonda, que colocava em pauta a importância da série no mundo contemporâneo.
“Como pai, ao assistir a esse programa com meus filhos adolescentes, posso dizer que me tocou profundamente”, disse o primeiro-ministro.
“É uma iniciativa importante incentivar o maior número possível de alunos a assistir ao seriado. Como vejo com meus próprios filhos, falar abertamente sobre as mudanças na forma como se comunicam, o conteúdo que estão consumindo e explorar as conversas que estão tendo com seus colegas é fundamental se quisermos realmente apoiá-los a enfrentar os desafios contemporâneos e lidar com influências nocivas”, concluiu Starmer.
“A série ‘Adolescência’ capturou o sentimento nacional, gerando conversas importantes e ajudando a expressar as pressões que os jovens e os pais enfrentam na sociedade atual”, disse Anne Mensah, vice-presidente de conteúdo do Reino Unido da Netflix.
“Estamos imensamente orgulhosos do impacto que a série causou e muito felizes por poder oferecê-la a todas as escolas do Reino Unido por meio da plataforma Into Film+. Como parte dessa iniciativa, a instituição de caridade Tender, voltada para relacionamentos saudáveis, criará materiais para professores e pais, a fim de ajudá-los a lidar com os temas importantes abordados pela série”, ela adicionou.
Assista ao trailer de “Adolescência”
Leia também: “Vitória”, filme com Fernanda Montenegro, supera meio milhão de espectadores nos cinemas