“Emilia Pérez” é o filme de lingua não-inglesa mais indicado na história do Oscar

Na manhã desta quinta-feira (23), foram divulgados oficialmente os indicados ao Oscar 2025. Dentre os principais títulos nomeados está o filme “Emilia Pérez”, com 13 indicações. Assim, além de ser o longa mais indicado da edição deste ano, o filme conquistou o posto de maior número de indicações para uma produção de língua não-inglesa na história do Oscar. 

Anteriormente, a posição era do “O Tigre e o Dragão” (2000) e “Roma” (2018), com dez indicações cada. 

Por mais que “Emilia Pérez” seja um projeto francês, o filme se passa no México e conta com direção do europeu Jacques Audiard. Ainda mais, o longa conta com o protagonismo da espanhola Karla Sofía Gascón, das americanas Zoë Saldaña e Selena Gomez e, por fim, da Adriana Paz, a única mexicana do elenco principal. 

Em suma, a comédia criminal, que, em adição, também é um musical, conta a história de Rita, advogada encarregada de ajudar um narcotraficante fugitivo a realizar uma cirurgia de redesignação sexual. 

O longa-metragem estreou no 77º Festival de Cinema de Cannes e ganhou o Prêmio do Júri na mostra. Além disso, seu elenco de protagonistas femininas venceu a honraria de Melhor Atriz em conjunto.

Assim, no Globo de Ouro, o filme levou a melhor nas seguintes categorias: Melhor Filme – Comédia ou Musical, Melhor Filme em Língua Estrangeira, Melhor Atriz Coadjuvante – Cinema (Zoë Saldaña) e Melhor Canção Original (“El Mal”). 

“Emilia Pérez” estreia no Brasil dia 6 de fevereiro.

Confira a sinopse oficial 

“Rita trabalha em um escritório de advocacia mais interessado em lavar dinheiro do que em servir à lei. Para sobreviver, ela ajuda um chefe do cartel a sair do negócio para que ela possa finalmente se tornar a mulher que sempre sonhou ser.”

Leia também: Indicações ao Oscar 2025 são reveladas; confira 

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados