A 77ª edição do Emmy Awards será realizada em 14 de setembro de 2025, no Peacock Theater, em Los Angeles. No Brasil, o Emmy será transmitido ao vivo pelo canal fechado TNT e pela plataforma de streaming HBO Max, a partir das 21h (horário de Brasília).
Concorrendo na categoria Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada/Antológica ou Filme para TV, está o jovem Owen Cooper, de apenas 15 anos.
Cooper é a pessoa mais jovem a ser indicada na sua categoria por um seriado e, se vencer a honraria, se tornará o ator mais jovem a ganhar um Emmy em toda a história – a mais jovem, no entanto, é Roxana Zal, que tinha 14 anos quando venceu, em 1982 –, superando Scott Jacoby, que tinha 16 quando venceu o prêmio pelo filme de 1972, “That Certain Summer”.
Owen Cooper impressionou o mundo com sua interpretação complexa e densa na minissérie “Adolescência”, uma produção original da Netflix. O ator vive um garoto comum de 13 anos, Jamie Miller, que é acusado de assassinar uma colega de escola. No entanto, o jovem não tinha nenhuma experiência anterior na frente das câmeras.
“Eu cresci querendo ser jogador de futebol. Não sei exatamente o que me fez querer isso [atuar], mas eu simplesmente queria. Depois, comecei a fazer aulas e gostei muito. Aí entrei em uma pequena agência e, então, recebi um pedido de self-tape para ‘Adolescência’. E, na verdade, foi daí que tudo começou”, disse Cooper.
O diretor do seriado, Philip Barantini, não poupou elogios ao jovem astro: “Ele simplesmente me deixou completamente impressionado. Atores treinam por anos e anos e não conseguem dominar o que o Owen já domina… Eu, obviamente, já trabalhei com muitos atores, tanto como ator quanto como diretor, e muitos deles não conseguem fazer o que ele faz. E o mais impressionante é que ele nem percebe! Ele é tão blasé.”
Seu colega de elenco e roteirista da série, Stephen Graham, também aclamou o jovem intérprete. “Isso pode ser algo grandioso de se dizer, mas eu não via uma atuação [desse calibre] de alguém tão jovem desde o Leo [DiCaprio] em ‘Gilbert Grape: Aprendiz de Sonhador’. E digo isso porque adoro o Leo e ele é um bom amigo. E essa é uma atuação acima da média para alguém da idade dele. É a mesma coisa quando assisto ao Owen”, disse Graham para o Los Angeles Times.
Assista ao trailer de “Adolescência”
Leia também: Dia dos Pais: as 10 figuras paternas mais impactantes do cinema


