Nosso próximo destino faz aniversário em 21 de agosto. Mesmo quase sessentão, o único estado norte-americano na região da Oceania ainda é o mais novo entre os 51 que compõe os EUA. Anexado ao país em 1859, o multicultural Havaí viraria uma das estrelas da bandeira vermelha, azul e branca cem anos mais tarde, após a população do arquipélago votar de forma maciça a favor do referendo lançado pelo então presidente Dwight D. Eisenhower.
Arquipélago vulcânico
{ galeria 57 }
Localizado a cerca de 4 mil quilômetros da Califórnia, a norte do oceano Pacífico, o Havaí é composto por inúmeras ilhas vulcânicas, sendo oito as principais: Nihau, Kauai, O’ahu, Molokai, Lanai, Kaholawe, Maui, e Hawaii – a maior de todas.
Turismo sempre em alta
Logo após o referendo que oficializou o Havaí como estado, o mercado do turismo local se desenvolveu de maneira veloz e progressiva. De trampolim histórico para a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial (A base de Pearl Harbor em O’ahu foi atacada por japoneses em 1941), o arquipélago não demoraria para se transformar em um dos locais mais procurados por turistas de todas as regiões do planeta.
Santuário ecológico de Molokini
{ galeria 58 }
Além de surfar pelas gigantes ondas havaianas, o mergulho é outra prática apaixonante. A dica para explorar o universo subaquático é Molokini, próxima à ilha de Maui. A cratera vulcânica é de formação geológica rara, onde é possível observar a chegada das baleias entre os meses de dezembro e abril.
Baladas, cultura e praias em Honolulu
{ galeria 59 }
Combinar sol, mar e agitação urbana no Havaí é tarefa fácil. Basta conhecer melhor a capital do estado, Honolulu. O Bishop Museum é ponto imperdível para quem pretende desvendar a história local. Já o USS Arizona Memorial foi erguido em 1962 em memória aos milhares de militares, vítimas do ataque-surpresa japonês em dezembro de 1941. Para os surfistas, o desafio é encarar Sunset Beach, onde até mesmo o gigante das pranchas Kelly Slater nunca venceu.
Havaí na cultura pop
{ galeria 60 }
Aloha! Mais do que olá ou adeus, a palavra representa o espírito de paz, amor e solidariedade do havaiano. Este é apenas um dos itens da cultura local que se espalhou pelo mundo, além do surfe e dos luaus. Além desses itens mais tradicionais, o Havaí há tempos tem sido berço de ídolos da música internacional, além de servir como cenário natural para o cinema e televisão.
O setor sofreu um boom de 84% no número de contratações, graças ao estrondoso sucesso da série de ficção Lost, rodada em locações como a praia Mokuleia, ao norte de Oahu entre 2001 e 2011. Entre os astros pop nascidos no arquipélago, destaque para Israel Kamakawiwo (1959-1997), Jack Johnson, Peter Gene Hernandez (o nome real de Bruno Mars!) e Bette Midler.