Entenda a maneira certa de fazer exercícios em casa

Desde que as medidas de isolamento social começaram a surgir, por causa da pandemia de Covid-19, muitas pessoas que praticavam exercícios em ambientes compartilhados, como academias e parques, passaram a realizar a atividade em casa. 

A prática caseira, no entanto, deve ser cautelosa, de forma que cada um respeite o seu limite e condições, para que acidentes não aconteçam. "A forma correta [de praticar em casa] é aquela que respeita seu corpo. O exercício tem que ser entre, pelo menos, 30 minutos para quem já o faz sozinho.  Agora, quem está sedentário tem que começar com, no máximo, 15 minutos", diz Luciano Miller, médico ortopedista do Hospital Albert Einstein. 

Assim como em uma academia, a atividade deve alternar os grupos musculares que serão praticados, isso porque, sem ajuda de um profissional acompanhando, as chances de lesões são mais frequentes. "Quando nos exercitamos, rompemos microscópicamente fibras, gerando leves processos inflamatórios. Com a alternância entre os músculos trabalhados, é permitida a regeneração muscular", explica. Entre as lesões mais comuns, por exemplo, está a de dores no joelho, distensão muscular, dores na coluna e tendinites. 

Em contrapartida, para os que têm problemas nas costas, por exemplo, e que são prejudicados pelo home office por não possuírem um local confortável para trabalhar, o exercício pode ajudar. “Os exercícios que são bons para evitar dores são os de alongamento cervical, alongamento dos braços com as mãos entrelaçadas e prancha e ponte para fortalecer o core abdominal”.  

É importante ressaltar que cada um deve praticar conforme a capacidade própria, já que se forçar demais em qualquer tipo de atividade, as dores podem permanecer por muito mais tempo, o que demonstra lesão. “Quando a dor fica recorrente ou se agrava, é necessário procurar ajuda médica”, explica o doutor. “Conseguimos minimizar as dores respeitando o corpo, ou seja, dosando a atividade de acordo com o seu condicionamento físico”.

Dicas valiosas para o exercício caseiro, segundo o doutor:

1- Prepare um local arejado e com espaço suficiente para realizar os exercícios sem bater em algum móvel;

2- Estipule um horário fixo para treino todos os dias;

3- Conte com a ajuda de profissionais on-line;

4- Faça uma alimentação pré e pós-treino adequada;

5- Respeite os limites do seu corpo;

6- Dê atenção aos alongamentos.

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