Especial Olimpíadas 2021: Atletismo

O Atletismo é composto por um conjunto de esportes de várias modalidades como: corrida, marcha, lançamentos e saltos. De maneira geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.

No ano de 1896 iniciaram-se, em Atenas, os Jogos Olímpicos, uma modificação restaurada dos antigos jogos que os gregos celebravam em Olímpia. Anos depois, o esporte começou a ser celebrado em vários países com intervalos de quatro anos, exceto em tempos de guerra. Em 1912 fundou-se a Associação Internacional de Federações de Atletismo.

Com sede central de Londres, a associação é o organismo reitor das competições de atletismo a escala internacional, estabelecendo as regras e dando oficialidade aos recordes  mundiais obtidos pelos atletas.

O atletismo surgiu nos Jogos Antigos da Grécia. Desde então, o homem vem tentando superar seus movimentos essenciais como caminhar, correr, saltar e arremessar.

A história do atletismo brasileiro é recheada de talentos que combinaram técnica, esforço e muita vontade de vencer. Vamos conhecer alguns desses destaques que estão na memória do brasileiro:

Maurren Maggi – A saltadora foi a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha olímpica no atletismo. Com um impressionante salto de 7,04 metros, conquistou o ouro olímpico no salto em distância em Pequim, China, em 2008. Ela detém também o recorde brasileiro e sul-americano na modalidade, que é ainda maior que o olímpico, de 7,26 metros.

{ galeria 1290 }

Joaquim Cruz – O atleta levou a medalha de ouro nos 800 metros rasos dos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles, EUA. Ao conquistar o ouro, deu a volta olímpica com a bandeira brasileira, uma imagem que foi eternizada. A prova foi emocionante, pois Joaquim correu praticamente todo o circuito em 2º lugar, e deu um sprint final, ultrapassando o britânico Sebastian Coe.

{ galeria 1293 }

Thiago Braz – O mais recente destaque do atletismo brasileiro é Thiago Braz, um jovem de 26 anos nascido em Marília, São Paulo. Thiago conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas realizadas no Rio de Janeiro, em 2016. A cena de seu maior adversário, o francês Renauld Lavillenie, se abalando com a reação da torcida brasileira também se tornou famosa. No salto com vara, Thiago saltou 6,05 m e levou o ouro inédito em casa.

{ galeria 1292 }

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados