O futebol é um dos esportes mais populares do mundo. Suas origens remetem às antigas civilizações que já se divertiam chutando uma bola, mas a versão mais próxima do que é conhecido hoje foi criada pelos ingleses. Foi na terra da rainha que o esporte ganhou suas primeiras regras e ganhou popularidade.
Até o ano de 1863, quando foi fundada a Football Association, cada escola tinha suas próprias regras. Com a unificação delas, o esporte se desenvolveu e se transformou no que é hoje. No Brasil, Charles Miller é considerado oficialmente o introdutor no país. Ao voltar de uma temporada de estudos na Inglaterra, onde se destacou como artilheiro, o paulistano do Brás mobilizou amigos e colegas de trabalho para as primeiras partidas em solo brasileiro.
Com a medalha de ouro conquistada na Olimpíada do Rio (2016), a equipe canarinha passou a ser a mais laureada da história da competição masculina, com 6 medalhas (1 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze). O país foi o quarto a conquistar a medalha de ouro jogando em casa, juntando-se à Inglaterra (1908), Bélgica (1920) e Espanha (1992). Além disso, com a vitória conquistada na semifinal de 2016, diante da Seleção de Honduras, a equipe passou a ser a seleção mais vitoriosa no torneio olímpico: 34 vitórias em treze participações. Incluindo também o torneio feminino, o Brasil continua sendo o país mais premiado no futebol olímpico, com 8 medalhas conquistadas.
Os destaques da seleção brasileira masculina ficam com o meia Claudinho, eleito o melhor jogador e a revelação do campeonato em 2020. Além do lateral direito Daniel Alves, e o atacante Richarlison que já possuem conquistas pela Seleção Brasileira Principal.
Já a equipe olímpica feminina conta com jogadoras que fizeram história vestindo a amarelinha. A meio-campista Formiga, se tornou a primeira jogadora de futebol, entre homens e mulheres, a disputar sete edições diferentes dos Jogos Olímpicos. Indispensável palavras para descrever a importância da atacante e camisa 10, Marta. Além de ter sido premiada 6 vezes como a melhor jogadora do mundo, a rainha é a vice artilheira da história dos jogos olímpicos com 12 gols.