Em 1966, o inventor americano James T. Russell registrou a patente do Compact Disc. Mas foram necessários cerca de 16 anos para ele ser desenvolvido, em um projeto conjunto entre a Philips e a Sony. Já o primeiro protótipo do CD ficaria pronto apenas uma década mais tarde, em 1976.
Primeiro CD fabricado
{ galeria 152 }
Existem muitos “primeiros”, quando falamos da entrada triunfante do CD na cultura pop. Dados históricos apontam para o álbum The Visitors, da banda sueca Abba, como o primeiro disquinho metálico fabricado na Alemanha, com data de lançamento registrada em 17 de agosto de 1982.
Primeiro na Alemanha. Depois, no Japão
Já em 11 de outubro de 1982, a Columbia/Sony relançou o sexto álbum de estúdio de Billy Joel, 52nd Street, mas apenas no Japão.
A popularização do CD
{ galeria 153 }
Exatamente há 35 anos, em 2 de março de 1983, as lojas dos Estados Unidos recebiam da gravadora Columbia a primeira leva de 16 CDs em estoque, entre eles, claro, o já mencionado álbum 52nd Street.
Mais disquinhos brilhantes
{ galeria 154 }
Dois álbuns merecem honras especiais. O primeiro é o clássico Born In The U.S.A. – o mais vendido de Bruce Springsteen, que leva a honra de ter sido o primeiro produzido em solo americano em setembro de 1984 na fábrica de Terre Aute, em Indiana.
Money for Nothing?
{ galeria 155 }
Lançado em 13 de maio de 1985, o quinto disco de estúdio do Dire Straits, Brothers In Arms, foi o primeiro CD com vendas superiores a 1 milhão e de unidades – que superou as vendas de sua versão em vinil.