Em recente publicação, que foi ao ar nesta terça-feira (04), a revista americana Entretainment Weekly fez suas apostas ao Oscar 2025. O artigo renova a esperança dos brasileiros, que estão na torcida por “Ainda Estou Aqui” nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, além de Fernanda Torres, que está concorrendo ao prêmio de Melhor Atriz por sua atuação no filme.
O veículo aponta Torres como a provável vencedora no predicamento de atrizes, superando Demi Moore, que é apontada como a “favorita provável”. O artigo, assinado por Joey Nolfi, diz: “Esta temporada do Oscar nos ensinou a escolher a opção menos ortodoxa quando somos forçados a escolher entre lógica ou disrupção”.
Ainda mais, “Ainda Estou Aqui” é apontado como favorito na categoria de Melhor Filme Internacional pela Entretainment Weekly. Isto se deve às recentes polêmicas envolvendo “Emilia Pérez”, que disputa 13 categorias, incluindo a de filme estrangeiro. Recentemente, Karla Sofía Gascón, a protagonista do longa, teve antigas postagens ofensivas no X ressurgidas na mídia e no público em geral. Assim, os votantes da Academia devem se distanciar de “Emilia Pérez”, optando votar por outras produções.
Sobre “Ainda Estou Aqui”
A película é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Em síntese, o autor discorre, em quase 300 páginas, suas memórias, primordialmente em relação à sua mãe, Eunice Paiva.
A protagonista da história, Eunice, foi personagem importante na luta da democracia no período da Ditadura Militar brasileira. Isto porque, em 1971, seu marido, Rubens Paiva, foi assassinado por forças militares.
No filme, Fernanda Torres vive a matriarca da família Paiva, e dessa forma traz à luz a sua luta por justiça após a perda do marido, como advogada e mãe de cinco filhos. Analogamente, Fernanda Montenegro, mãe de Torres, faz aparição como Paiva já na velhice, diagnosticada com Alzheimer.
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama por seu desempenho como Eunice. A atriz também concorre ao Oscar de Melhor Atriz. Ressalta-se também que o filme fez história ao se tornar o primeiro longa brasileiro a ser indicado na categoria de Melhor Filme na premiação.
“Ainda Estou Aqui” está disponível em cinemas de todo o Brasil.
Leia também: Quem é Anthony Mackie, ator que assume o escudo do Capitão América?