Hoje em dia uma das maiores preocupações é manter um estilo de vida saudável e, ainda, conciliá-lo com uma rotina atarefada, que necessita de mais praticidade. Dito isso, algumas pessoas tem como objetivo ser fitness, porém, muitas vezes, não sabem que o wellness pode ser mais indicado e mais coerente com a vida que ela leva.
Entender a diferença entre esses dois termos é fundamental para fazer as melhores para manter o bem-estar do nosso corpo e nossa saúde. Mas, você sabe quais são?
O termo “fitness” se refere a um estilo de vida que está ligado à aptidão física, ou seja, à sua capacidade de realizar determinada atividade física levando em consideração alguns fatores, como resistência, força, condicionamento e flexibilidade. Já o “wellness”, por sua vez, é associado ao bem-estar em si. Sendo assim, pode-se dizer que o exercício é capaz de promover benefícios não somente para o corpo, mas também para a mente.
Quais são as características do fitness?
Normalmente, as pessoas adeptas de um estilo de vida fitness buscam trabalhar suas competências físicas para que o seu desempenho seja cada vez melhor naquilo que fazem, ou seja, elas não correm simplesmente pela saúde e para manter o corpo em movimento, e, sim, porque querem ser verdadeiras corredoras, potencializando seu progresso ao longo dos meses e anos.
Além disto, também existe uma preocupação estética atrelada à prática de exercícios físicos e à alimentação. Uma vez que o desempenho deve estar em constante aprimoração à medida que o corpo é aproximado dos padrões de beleza ou dos objetivos que a própria pessoa possui.
Ao mesmo tempo que existe uma dieta marcada por rigidez e nutrientes, que visam o aumento da porcentagem da massa magra e a eliminação de gordura localizada. O termo ainda pode ser associado às academias e ao fisiculturismo, uma vez que muitas pessoas aderem a este estilo de vida, às dietas e a rotina de treinos dos fisiculturistas como uma forma de se condicionar e moldar seus corpos.
Quais são as características do wellness?
Já o wellness, tem como objetivo principal uma vida pautada na combinação da conquista do corpo ideal, mente equilibrada, treinos e dietas.
Além disso, também existem outros fatores são extremamente relevantes para se adequar ao estilo, como o ambiente em que se vive, a interação social e a harmonia inserida no cotidiano. Normalmente, ao aderir ao wellness as pessoas tem como meta acabar com o estresse gerado pela rotina de obrigações no trabalho, casa, filhos e assim por diante.
Lembre-se: antes de decidir praticar algum esporte relacionado aos dois estilos de vida, com yoga ou crossfit, e até mesmo antes de iniciar uma dieta nova, procure um profissional – nutricionista e educador físico – para um aconselhamento. Assim, é possível evitar lesões e déficits nutricionais graves.