Na última terça-feira (5), a agência italiana Ansa afirmou que o diretor e cineasta Francis Ford Coppola – responsável por “Poderoso Chefão” e “Apocalypse Now” – teria sido hospitalizado em Roma, na Itália, em decorrência de uma arritmia cardíaca. Coppola, no entanto, foi internado para um procedimento cirúrgico programado na cidade italiana.
“O Sr. Coppola foi submetido a um procedimento de atualização programado, realizado pelo renomado cardiologista Andrea Natale, e está descansando bem”, disse um representante do cineasta em comunicado. “Ele foi ao hospital em um carro. Ele tinha uma consulta agendada”, frisou.
Pouco depois, o diretor foi às redes sociais para atualizar seu estado de saúde e disse estar bem: “Da Dada (como meus filhos me chamam) está bem, aproveitando a oportunidade em Roma para atualizar meu procedimento de fibrilação atrial de 30 anos com seu inventor, um grande médico italiano — Dr. Andrea Natale! Estou bem!”
Ver essa foto no Instagram
A fibrilação atrial é uma forma de arritmia cardíaca, caracterizada pela aceleração dos batimentos, seguida pelo bater irregular do coração. Segundo a Pfizer Brasil, a condição afeta “2 a 4% da população mundial, sendo mais comum quanto maior for a idade da pessoa”.
“A doença atinge os átrios, cavidades superiores do coração, e faz com que eles se contraiam sem compasso. Além disso, uma diminuição do fluxo de sangue pode acontecer em algumas partes dos átrios, levando à formação de coágulos de sangue. Esses coágulos podem se desprender e, através da corrente sanguínea, obstruir pequenos vasos sanguíneos à distância. Se acontecer em alguma artéria do cérebro, tem-se um quadro de acidente vascular cerebral (AVC ou derrame)”, publica a Pfizer.
Leia também: Dia dos Pais: as 10 figuras paternas mais impactantes do cinema


