George Michael

Geórgios Kyriácos Panayiótou, mais conhecido como George Michael, nasceu na periferia da capital britânica, filho de um greco-cipriota e mãe inglesa.

Em 1981 criou o grupo “Wham!” com seu colega de escola, Andrew Ridgeley. Até a sua separação, em 1986, este duo disco pop teve um grande número de sucessos ("Wake Me Up Before You Go-Go", "Everything She Wants"), sobretudo junto a um público de jovens adolescentes, na sua maioria feminino.

Lançou seu primeiro compacto solo em 1984 e a balada "Careless Whisper", que se tornou um hit mundial.

Em 1987, lançou “Faith”, o primeiro álbum solo, cuja música de trabalho é a sugestiva "I Want Your Sex". Na encruzilhada do pop com o rhythm'n'blues, o disco vendeu no mundo todo mais de dez milhões de exemplares.

O álbum “Listen Without Prejudice, Vol. 1” é lançado em 1990. Vivendo um conflito com o seu status de estrela, o cantor se recusa a conceder entrevistas e a aparecer em seus clipes. Ele acusou a sua gravadora, a Sony, de ter deliberadamente sabotado as vendas do disco e de querer mantê-lo em estado de "escravidão profissional".

George Michael perde, em 1993, seu processo contra a Sony, mas triunfa no estádio de Wembley, acompanhando o grupo “Queen”, em homenagem ao cantor Freddie Mercury, falecido por Aids.

Em 1998, George Michael é preso por atentado ao pudor dentro do banheiro público de um parque de Beverly Hills, onde ele cai numa armadilha armada por um policial à paisana.

No ano de 2002, ataca Tony Blair e George Bush, no início da guerra no Iraque, no compacto "Shoot the Dog".

Lançou em 2004 o álbum “Patience”, que vendeu "apenas" três milhões de exemplares. George Michael anuncia que, a partir daquele momento, ele quer difundir suas obras essencialmente na Internet.

Um ano depois, cantou no “Live 8”, em duo com “Paul McCartney”, e anunciou seu casamento com o companheiro, Kenny Goss, na esteira da adoção da lei britânica sobre as uniões civis.

Em 2006, ocorreu o lançamento do filme-documentário "George Michael: Minha História", e preparação de uma nova compilação.

George Michael regressou aos palcos em 12 de Maio de 2007 com um concerto em Coimbra, início de uma excursão européia.

Em maio de 2008, George Michael teve sua carteira de habilitação para dirigir veículos suspensa por dois anos, depois de ser considerado culpado por conduzir sob efeito de drogas.

Em 2010 foi condenado a oito semanas de prisão, depois de ter provocado, em julho desse ano, um acidente de carro, em Londres. O cantor, que estava sobre efeito de cannabis, bateu seu carro numa loja de fotografia, foi também multado e proibido de conduzir por cinco anos.

DISCOGRAFIA

ANOS 80

Lançou Faith (1987).

ANOS 90

Listen Without Prejudice Vol. 1 (1990), Older (1996), a compilação Ladies & Gentlemen: The Best of George Michael (1998), e Songs from the Last Century (1999).

ANOS 00

Patience (2004), a compilação Twenty Five (2006) e Symphonica (2014)

 

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados