Gilberto Gil e os 20 anos de “Quanta”

Bem antes de embarcar no Expresso 2222 rumo ao ano 2000, Gilberto Gil já trazia consigo a ambição de ser pioneiro no pop global. Esse desejo se prolongaria por muito tempo até o gênio musical brasileiro atingir um de seus ápices: há mais de duas décadas, ele se tornava um dos primeiros artistas a lançar músicas pela Internet – numa época em que a web ainda se encontrava há anos-luz dos downloads e conexões ultrarrápidas.

“Pela Internet”

A faixa pioneira de Gil levou o propício nome de “Pela Internet”, uma das mais interessantes do disco Quanta, de 1997. “Pela Internet” foi colocada no ar no site UOL exatamente às 6h da tarde de 14 de dezembro de 1996. A música é uma homenagem ao primeiro samba gravado “Pelo Telefone”, composto 80 anos antes por Ernesto do Santos – o Donga – em parceria com o jornalista Mauro de Almeida.

Refazenda Web

Enquanto Gil preparava sua nova canção, Flora Gil dava os toques finais na página oficial de seu marido na Internet. Não demorou para o site de Gilberto Gil – batizado “Refazenda Web” servir como inspiração para a criação de outras páginas oficiais para Cazuza, Zélia Duncan e Caetano Veloso – todos com consultoria de Flora.

A história de Quanta

Lançado em março de 1997, Quanta se tornou um dos principais álbuns da discografia de Gilberto Gil, sendo comparado a outros discos relevantes do cantor, como Realce.  Com produção de Liminha, Quanta levou três anos para ser finalizado e tem como conceito a ideia de combinar arte com ciência (vide o título, uma referência à física quântica). 

Remake

Segundo Gil, 15 das 26 músicas do álbum foram regravadas a partir de um projeto iniciado em 1994.  O repertório inclui faixas como “A Ciência em Si” (parceria de Gil com Arnaldo Antunes), “Átimo de Pó" (composta por Gil com Carlos Rennó), além da canção que dá nome ao disco, com participação de Milton Nascimento e “Guerra Santa” –  composta por Gil após um pastor da Igreja Universal chutar uma imagem de Nossa Senhora.

Documentário e livro

A chegada de Quanta há 20 anos também marcou o aniversário de 30 anos de carreira de Gilberto Gil. No pacote, o artista colocou nas livrarias "Todas as Letras", organizado por Carlos Rennó, contendo histórias e versos de composições nunca gravadas. Outro marco de 1997 foi a estreia do documentário "Gilberto Gil 30 Anos -Tempo Rei”, com produção e exibição do canal HBO.

spot_img

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados