Globo de Ouro 2026: entenda como funciona a premiação e como se diferencia das outras

Neste domingo (11), será realizada a 83.ª edição do Globo de Ouro, na qual o Brasil concorre em três categorias com O Agente Secreto: Melhor Filme (Drama), Melhor Filme Internacional e Melhor Ator, com Wagner Moura.

Além do brasileiro, entre os filmes indicados, Uma Batalha Atrás da Outra lidera com nove nomeações. Na sequência aparecem Valor Sentimental e Pecadores, com oito e sete indicações, respectivamente. Na televisão, o destaque é a série The White Lotus, que lidera a disputa entre as produções televisivas com seis indicações.

Mas você quer entender como é o funcionamento interno do Globo de Ouro e como ele se diferencia de outras premiações, como o Oscar, por exemplo? A Alpha te explica!

Como funciona o Golden Globes? 

A cerimônia do Globo de Ouro contempla produções de cinema e televisão avaliadas por um corpo de votantes composto por jornalistas especializados em entretenimento. Esses profissionais acompanham o setor de forma permanente, cobrindo festivais internacionais, participando de júris e monitorando as principais tendências da indústria audiovisual ao longo do ano.

Atualmente, esse grupo reúne cerca de 300 jornalistas de mais de 75 países, com 60% de representatividade racial e étnica diversa, conforme dados divulgados pela organização em 2025. Segundo o comunicado oficial, trata-se do corpo de votantes mais diverso entre as grandes premiações do setor.

Contraste com outras premiações!

Em contraste, o Oscar é comandado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Academy of Motion Picture Arts and Sciences). Por sua vez, a Academia é formada por milhares de cineastas, diretores, atores e produtores, que votam para homenagear os seus colegas de profissão.

Outrossim, o Actors Awards, por exemplo, é promovido pelo Sindicato dos Atores de Cinema e Televisão dos Estados Unidos (SAG-AFTRA), reunindo profissionais da atuação de diversas áreas. O Actors Awards destaca as performances mais notáveis do ano, com votação exclusiva dos próprios colegas de profissão.

Sobre “O Agente Secreto”

“O Agente Secreto”, dirigido pelo recifense Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido e mais, estreou na 78ª edição do Festival de Cannes – uma das mais tradicionais mostras de cinema – e foi condecorado na mostra com os prêmios de Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Direção para Mendonça Filho.

A produção foi selecionada pela Academia Brasileira de Cinema como representante do Brasil no Oscar de 2026. O filme concorreu com outras 15 produções nacionais, entre elas “O Último Azul” e “Manas”.

“O Agente Secreto” é um suspense que acompanha Marcelo, interpretado por Moura, voltando a Recife, sua cidade natal. Seu retorno, no entanto, não é tão pacífico quanto o esperado, à medida que Marcelo percebe estar sendo vigiado, hospedando-se em um prédio de pessoas juradas de morte.

O filme concorre a três categorias no Globo de Ouro 2026, sendo elas: Melhor Filme (Drama), Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Filme Internacional.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados