O Globo de Ouro (Golden Globe Awards) 2026, que acontece neste domingo (11), é uma das premiações mais prestigiadas do entretenimento, reconhecendo os melhores do cinema e da televisão desde 1944. Assim, tem continuidade a temporada de premiações de Hollywood, com diversas cerimônias de condecorações acontecendo até 15 de março de 2026, dia do Oscar – o prêmio mais prestigiado e cobiçado pelos cineastas e artistas de todo o mundo.
Onde assistir?
Em 2026, a premiação será exibida às 21h30 (horário de Brasília) pela primeira vez na TV aberta no Brasil, com transmissão ao vivo pela TV Globo, logo após o Fantástico. A cerimônia também será exibida pela TNT, na TV por assinatura, e pela HBO Max, no streaming.
Quem escolhe os vencedores?
A cerimônia do Globo de Ouro reúne produções de cinema e televisão avaliadas por um corpo de votantes formado por jornalistas especializados em entretenimento. Esses profissionais atuam de forma contínua ao longo do ano, cobrindo festivais internacionais, integrando júris e acompanhando de perto as principais tendências da indústria audiovisual.
Atualmente, o grupo é composto por cerca de 300 jornalistas de mais de 75 países, com 60% de representatividade racial e étnica diversa, segundo dados divulgados pela organização em 2025. De acordo com o comunicado oficial, trata-se do corpo de votantes mais diverso entre as grandes premiações do setor.
Apresentação e principais indicados
A apresentação fica novamente a cargo da comediante Nikki Glaser, que entrou para a história em 2025 ao se tornar a primeira mulher a comandar sozinha a cerimônia.
Entre os filmes, “Uma Batalha Atrás da Outra” lidera com nove indicações. Na sequência aparecem “Valor Sentimental” e “Pecadores”, com oito e sete nomeações, respectivamente. Na televisão, o destaque é a série “The White Lotus”, que lidera a disputa entre as produções televisivas com seis indicações.
Brasil na disputa
O filme brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido pelo recifense Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido e mais, estreou na 78ª edição do Festival de Cannes – uma das mais tradicionais mostras de cinema – e foi condecorado na mostra com os prêmios de Melhor Ator para Wagner Moura e Melhor Direção para Mendonça Filho.
O longa foi um dos destaques entre os indicados do Globo de Ouro, concorrendo em três categorias, sendo elas: Melhor Filme (Drama), Melhor Ator (Wagner Moura) e Melhor Filme Internacional.
Leia também: Stranger Things: Sadie Sink comenta suas teorias sobre o desfecho da série


