Globo de Ouro é um bom termômetro para o Oscar?

Na noite do último domingo (05), aconteceu uma das mais importantes premiações do cinema, o Globo de Ouro. Assim, se inicia oficialmente a temporada de premiações de Hollywood, com diversas cerimônias de condecorações acontecendo até 2 de março, dia do Oscar – o prêmio mais prestigiado e cobiçado pelos cineastas e artistas de todo o mundo. 

Dessa maneira, a dúvida que fica é: o Globo de Ouro é um bom termômetro para o que esperar no Oscar? Afinal, o Brasil está em festa com a vitória de Fernanda Torres na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama e as expectativas para ver a brasileira no Oscar só aumentam. 

No entanto, a resposta não é tão simples assim. Isto porque os votantes das premiações em questão são diferentes. 

Em síntese, no Globo de Ouro, os campeões são escolhidos pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (Hollywood Foreign Press Association). Esta organização é composta por jornalistas e membros da mídia e da imprensa.  

Em contraste, o Oscar é comandado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (Academy of Motion Picture Arts and Sciences). Por sua vez, a Academia é formada por milhares de cineastas, diretores, atores e produtores. 

Assim, premiações como o SAG Awards ou até o BAFTA podem ser mais precisas em relação às previsões para o Oscar, já que os votantes podem coincidir. 

O Screen Actors Guild (SAG) Awards, por exemplo, acontece dia 23 de fevereiro e é promovido pelo Sindicato dos Atores de Cinema e Televisão dos Estados Unidos (SAG-AFTRA), reunindo profissionais da atuação de diversas áreas. O SAG Awards destaca as performances mais notáveis do ano, com votação exclusiva dos próprios colegas de profissão.

Já o BAFTA, ou então o Prêmio da Academia Britânica de Cinema, acontece dia 16 de fevereiro. Em contraste com os outros eventos, as honrarias distribuídas na cerimônia são votadas pela Academia Britânica de Cinema e Televisão.

Para um panorama completo sobre estes eventos, suas programações e indicações, clique aqui. 

No entanto, o Globo de Ouro é essencial para a temporada de premiações, servindo como uma grande vitrine para outros votantes. Dessa forma, os vencedores do prêmio adquirem uma certa vantagem não só para o Oscar, mas para diversas condecorações, pois já têm seus trabalhos aclamados por uma notável associação cinematográfica.

Leia também: Globo de Ouro 2025: os melhores momentos da premiação

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados