Governo de SP reduz horário de funcionamento de bares

O governo do Estado de São Paulo anunciou, durante a tarde de hoje (11), a redução do horário de funcionamento de bares em todo o território paulista. A decisão partiu após, pela primeira vez desde agosto, a gestão admitir que o estado está com alta de casos do novo coronavírus.

A partir de amanhã, bares que antes poderiam funcionar até as 22h, deverão fechar às 20h. Já os restaurantes, o funcionamento continua permitido até as 22h, mas deverão parar de servir bebidas alcoólicas às 20h.

Para os shoppings, que na fase amarela só poderiam funcionar pelo período de 10 horas, terão autorização para operar durante 12 horas para evitar aglomerações devido às compras de Natal. As novas regras valerão por 30 dias.

Além disso, a gestão estadual anunciou que irá ampliar em 2 mil o número de novos leitos destinados para pacientes diagnosticados com a doença.

“Uma notícia importante é a manutenção, a garantia de 2 mil leitos de UTI do SUS para esse enfrentamento. Lembrando que no momento pré-pandemia, a Secretaria de Saúde contava com 3,5 mil leitos de UTI. Este número foi ampliado para 8,5 mil leitos de UTI, mais 140% de aumento. Sendo que destes 8,5 mil leitos, 2 mil não estão habilitados pelo Ministério da Saúde. Então o anúncio do governo do estado de São Paulo hoje é que ele garantirá o funcionamento desses 2 mil leitos para atendimento dos pacientes Covid”, destacou Eduardo Ribeiro, secretário-executivo da Saúde.

Segundo os dados apresentados pela pasta, houve um aumento de 26,9% de novos casos entre as semanas epidemiológicas de número 47ª e 49ª e de 30,3% de óbitos. As internações em hospitais públicos e privados aumentaram em 15,5%.

O secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que o Brasil ainda não atingiu o pico da chamada “segunda onda”, mas estaria caminhando próximo para isso.

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados