O governo de São Paulo suspende, nesta quarta-feira (3), o decreto que coloca o estado na Fase Vermelha do Plano São Paulo aos finais de semana.
Com a revogação, shoppings, restaurantes e comércios voltam a ter permissão para funcionar aos sábados, domingos e feriados nas regiões que estão na Fase Laranja – que é o caso da capital paulista. No período da noite, segue em vigor a autorização dos estabelecimentos funcionarem até às 20h, conforme previsto anteriorimente.
O governador João Doria comunicou, na coletiva de imprensa, que as medidas já apresentaram melhora nos indicadores de saúde e, devido a isso, foram canceladas antes do prazo inicial, previsto para 7 de fevereiro. "Tivemos queda nas internações em todo o estado, tanto em leitos primários quanto em leitos de tepaia intensiva, o que nos permite suspender a decisão de fechamento de atividades econômicas já neste final de semana em todo o estado", disse. Ainda segundo Doria, houve uma queda de 11% no número de internações por Covid-19 nos leitos públicos e privados.
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, ainda informou hoje sobre a entrega dos 5,4 mil litros de insumo vindos de Pequim, na China, para a produção da vacina Coronavac. A carga chega ainda nesta quarta-feira (3), no Aeroporto Viracopos, em Campinas, por volta das 20h. Segundo o diretor, o Butantan entregará, no dia 23 de fevereiro, cerca de 8,6 milhões de doses do imunizante que serão distribuídos para todo o Brasil. Com esse lote, o país ultrapassará a quantia de 17 milhões de doses da Coronavac.
Sobre a vacinação de idosos acima de 90 anos, que terá início na próxima segunda-feira (8), haverão cinco postos disponívels na capital paulista no esquema Drive-Thru. Os mesmos serão mantidos para a imunização da faixa etária de 85 a 89 anos, que começa no próximo dia 15. Os locais com vacinação Drive-Thru estarão posicionados na praça Charles Miler, em frente ao estádio do Pacaembu; em frente ao portão principal da Arena Corinthians; no Autódromo de Interlagos; Pavilhão de exposições do Anhembi e na Igreja Boas Novas, na Vila Prudente.
Confira o que funciona na Fase Laranja:
– Setores de comércio e serviços passam a ser permitidos, mas a exceção é o atendimento presencial em bares, que permanece proibido;
– A capacidade de ocupação é de 40% em todos os setores;
– Liberado 8 horas de funcionamento por dia;
– Atendimento presencial nos estabelecimentos até 20h;
– Parques estaduais, salões de beleza e academias podem funcionar normalmente.