Por: Vanessa Rabello
O governador de São Paulo, João Doria, afirmou na tarde desta segunda-feira (29), durante entrevista coletiva, que as pessoas que forem flagradas sem máscaras em áreas públicas serão multadas.
O valor da penalidade será de R$ 500 e valerá a partir desta quarta-feira, dia 01 de julho. “O governo do estado de São Paulo, com o apoio das prefeituras municipais, estabelece uma multa para pessoas físicas flagradas sem máscara em espaços públicos”, afirmou o tucano.
Para estabelecimentos comerciais, Doria informou que, independentemente do tamanho, caso sejam flagrados com a presença de pessoas sem o uso da máscara, haverá a multa de R$ 5 mil por pessoa e por vez. “Se tiverem dez pessoas, serão dez multas sucessivas, se tiverem 20 pessoas, serão 20 multas sucessivas”, afirmou o governador.
A fiscalização será feita pela Vigilância Sanitária. O valor integral das multas será revertido para o programa Alimento Solidário, para a aquisição das cestas e distribuição às pessoas em estado de pobreza e extrema pobreza.
No transporte público, o uso do equipamento já é obrigatório.