Por: Nicole Defillo
O Grammy Latino celebra em 2020 a sua 21ª edição, mas neste ano, a cerimônia acontecerá de um jeito novo e totalmente online, por conta da pandemia. De acordo com o site norte-americano Deadline, o evento acontecerá no dia 19 de novembro com apresentadores "fixados" em Miami, no estado da Flórida nos Estados Unidos.
Já as apresentações musicais serão transmitidas simultaneamente de diversas partes do mundo. Em nota, Gabriel Abaroa Jr, presidente da Academia de Gravação Latina, afirmou que a noite de gala será o resultado do compromisso e de uma honraria à excelência musical juntamente com o poder da música: “O show deste ano é um resultado de muita boa música, cuidadosamente selecionada pelos nossos quase quatro mil membros, além dos nossos habilidosos funcionários, todos comprometidos com o processo do Grammy Latino. Vamos honrar a excelência musical e o poder da música – uma forma de arte que nos permite mostrar solidariedade, compaixão e esperança, transcendendo linguagem, barreiras culturais e desafios globais".
O formato da edição 2020 visa seguir à risca as medidas de distanciamento social recomendadas pela OMS. Os protocolos de saúde serão semelhantes ao adotado por algumas das mais renomadas premiações da música, como o MTV VMA – que acontece em 10 dias, na cidade de Nova York.
A lista completa dos indicados ao Grammy Latino 2020 tem previsão para ser divulgada no dia 29 de setembro. Já que a ansiedade só aumenta para saber quem concorrerá aos prêmios neste ano, nós preparamos uma lista com alguns dos artistas brasileiros que foram indicados em 2018 e 2019.
Grammy Latino 2018
Chico Buarque – 'As Caravanas'
Elza Soares – 'Deus é Mulher'
Erasmo Carlos – 'Amor é Isso'
Ana Vilela – 'Trem-Bala'
Lenine – 'Lenine em Trânsito'
Erasmo Carlos – 'Convite Para Nascer De Novo'
Grammy Latino 2019
Zeca Baleiro – 'O Amor No Caos'
Zélia Duncan – 'Tudo É Um'
Gilberto Gil – 'Ok Ok Ok'
Tiago Iorc – 'Desconstrução'