Há 30 anos Paul McCartney fazia um tributo a John Lennon

Há trinta anos, mais precisamente no dia 28 de junho de 1990, durante um show em Liverpool da turnê “Flowers in the Dirt”, Paul McCartney realizou uma homenagem muito especial ao amigo e ex-colega de banda, John Lennon. No dia, os fãs lotaram a platéia e arquibancada do King’s Dock – uma doca no rio Mersey e parte do porto da cidade – para ver o ídolo local tocar suas consagradas canções. 

O ano também era muito especial para McCartney, já que marcava o 50° aniversário de Lennon. Por conta disso, o músico havia preparado algo memorável para homenagear o amigo de longa data, que falecera dez anos antes, no dia 8 de dezembro de 1980.

“Muito foi dito sobre eu e John”, declarou o ex-Beatles durante a apresentação. “E, tínhamos brigas, muitas brigas. Gosto da ideia de deixar isso de lado tocando um pequeno tributo para ele.” Neste momento, Paul deixou as desavenças de lado e, pela primeira vez após um longo período, tocou um “mashup” que mesclava “Strawberry Fields Forever”, “Help!” e “Give Peace a Chance”, todas com histórias ligadas a Liverpool.

“Para mim, ‘Give Peace a Chance’ é uma das maiores declarações de John ao mundo. Não estou tentando torná-lo em um santo, mas a Guerra do Vietnã ficou mais próxima de um fim, com um milhão de pessoas cantando essa música na Casa Branca”, afirmou Paul McCartney. 

O tributo funcionou tão bem que o artista o manteve na setlist até o final da tour. As canções de Lennon foram retirada das turnês seguintes, porém, quando Paul retornou a Liverpool em 2008, ele surpreendeu a todos ao tocar “A Day in the Life” e, novamente, “Give Peace a Chance”.

Confira a apresentação completa:

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados