Hamnet: o filme é baseado em fatos históricos? Saiba tudo sobre o filme vencedor do Globo de Ouro!

Um dos destaques do Globo de Ouro 2026 foi o filme “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet” — dirigido por Chloé Zhao —, que faturou nas categorias de Melhor Filme Dramático e Melhor Atriz em Filme Dramático, com a protagonista Jessie Buckley.

Inspirado no romance homônimo de Maggie O’Farrell, publicado no Brasil pela editora Intrínseca, o filme reimagina a história de William Shakespeare (Paul Mescal) e de sua esposa Agnes (Buckley), explorando o impacto emocional da perda do filho do casal, Hamnet, que dá nome à obra.

Embora baseado em fatos históricos e pesquisas documentadas, o roteiro adota liberdade poética para aprofundar a dimensão humana por trás dos personagens. Como O’Farrell escreve na nota do autor do livro: “Este é um trabalho de ficção, inspirado na curta vida de um menino que morreu em Stratford, Warwickshire, no verão de 1596. Tentei, sempre que possível, aderir aos poucos fatos históricos conhecidos sobre o verdadeiro Hamnet e sua família…”

“Não se sabe por que Hamnet Shakespeare morreu: seu sepultamento é registrado, mas não a causa de sua morte. A Peste Negra ou ‘pestilência’, como seria conhecida no final do século XVI, não é mencionada nenhuma vez nas peças ou poesias de Shakespeare. Sempre me perguntei sobre essa ausência e seu possível significado; este romance é o resultado da minha especulação desocupada”, ela conclui.

A produção conta com o apoio de nomes consagrados, como Sam Mendes (Beleza Americana, 1917) e Steven Spielberg (A Lista de Schindler, Jurassic Park), que assinam a coprodução executiva.

“Hamnet: A Vida Antes de Hamlet” estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (15).

 Assista ao trailer de “Hamnet: A Vida Antes de Hamlet”

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados