Os cães e gatos, assim como os humanos, podem ter doenças bucais e dentárias graves como a formação de tártaro, que são manchas nos dentes dos bichinhos. Essa formação de tártaro acontece principalmente nos animais que não recebem uma higiene bucal correta. Se esse problema se agravar, ele pode evoluir para doenças secundárias como gengivite que causa a perda do próprio dente.
Higiene bucal desde filhote
A melhor forma de acostumar seu pet à escovação é começar cedo. O ideal é que o cachorro seja apresentado à prática ainda filhote! Isso vai criar o hábito, e o seu amigo passará a ver a higiene bucal como um momento prazeroso.
Escovação
A escovação deve ocorrer pelo menos duas vezes na semana. Dessa forma, seu pet estará seguro. Além da escova de dente para cachorro, os veterinários também recomendam utilizar creme dental para cachorro.
Utensílios para a higiene bucal
Em alguns pet shops, é possível encontrar inúmeros itens destinados à saúde bucal dos pets. Mas como saber qual o produto ideal? Tudo depende do que você procura.
- Spray antisséptico – é fácil e prático, mas pode assustar alguns pets. Auxilia na prevenção e tratamento de infecções, além de combater o mau hálito;
- Petiscos antitártaro – são os mais atrativos para os cachorros e costumam não ter contraindicação. Combatem o tártaro através da ação mecânica, mas não são tão eficazes como outros produtos.
- Brinquedos antitártaro – assim como todo brinquedo, os cachorros costumam adorar! Trabalham de forma semelhante aos petiscos, limpando mecanicamente. Geralmente, são bons para pets jovens e com muita energia,
- Solução bucal – outra alternativa extremamente prática é o aditivo de água para cães. Mistura-se a solução na água do cachorro, para que o produto possa agir enquanto o pet se hidrata.