No dia 1º de maio, estreia nos cinemas de todo o Brasil “Homem com H”, cinebiografia do lendário músico brasileiro Ney Matogrosso. O filme conta com a direção de Esmir Filho e o protagonismo de Jesuíta Barbosa como Matogrosso, Jullio Reis como Cazuza e Bruno Montaleone, que vive Marco de Maria.
Mas toda essa produção teve a bênção de Ney? O músico fez parte da construção do longa? A Alpha te conta!
Ney Matogrosso fez parte do filme “Homem com H”?
Sim! Ney aprovou o projeto, esteve presente durante a produção e se manteve em prontidão para ajudar.
Em entrevista-painel na Rio2C, o cantor disse que sua paixão pela encenação auxiliou sua proatividade em relação à cinebiografia, dizendo que leu diversos roteiros para colaborar com a produção.
“Sempre quis ser ator, minha onda era o teatro. Esse desejo foi muito útil para a cinebiografia. Eu fiz questão de ler 10 roteiros, quis me preparar para contribuir da melhor forma”, disse o músico.
“A primeira vez que conversei com Esmir, ele me mostrou uma coisa e falei: ‘Olha, mas isso que você colocou aqui aconteceu ali’. E ele respondeu: ‘Ney, no cinema não dá para a gente ficar indo e voltando’. Entendi, sei que tem que ter essas liberdades. Só que a única questão que coloquei é que não pode ter mentiras. Já ouvi coisas absurdas ao meu respeito, e aquele é um espaço para a verdade, para sentir junto”.
Sobre “Homem com H”
“Homem com H” é um mergulho profundo na trajetória do cantor. Assim, será explorado o início da carreira do artista, desde seus problemas pessoais com o pai, que não aceitava sua orientação sexual.
Os telespectadores irão relembrar a passagem de Ney pelo grupo Secos e Molhados, que serviu de vitrine para o talento que iria desabrochar ainda mais na carreira solo, iniciada anos depois.
O filme ainda irá retratar o preconceito sofrido por ele através da mídia, ao mesmo tempo que mostrará sua ascensão como um dos pioneiros a falar abertamente sobre problemas sociais no Brasil.
Por fim, “Homem com H” ainda separa um tempo para mostrar o relacionamento do artista com Cazuza. Abaixo, confira o trailer: