Sem dúvida, o maior hit de James Blunt é “You’re Beautiful”. Presente em seu disco de estreia “Back to Bedlam” (2004), a música, diante do sucesso, chegou a concorrer nas categorias de “Canção do Ano”, “Gravação do Ano” e “Melhor Performance Vocal Pop Masculina” no Grammy.
Ao canal VH1, o cantor contou que escreveu a letra após ver a ex-namorada com um novo parceiro no metrô de Londres, na Inglaterra. Na ocasião, eles fizeram um rápido contato visual, que durou tempo suficiente para deixá-lo inspirado.
Para completar, conversando com a revista norte-americana Time, o britânico afirmou que o hit não é exatamente uma canção de amor: “É sobre um cara que está perseguindo a namorada de outra pessoa. Se você acha que um romance é sobre isso, então eu acho que você é bem estranho”, comentou.
Mais detalhes
Agora, James Blunt deu mais detalhes a respeito da composição. Na coluna Rush Hour Crush, do jornal Metro, o ícone primeiramente expressou sua opinião a respeito do tema “amor à primeira vista”, escrevendo:
“Eu acredito em amor à primeira vista, definitivamente. Acho que todos nós já passamos por aquele momento em que simplesmente passamos por alguém e chamamos sua atenção e nos perguntamos o que poderia ter acontecido com nós dois. E, sim, as primeiras impressões são tudo. Consigo sentir a essência e e a alma de alguém quando a conheço. As pessoas têm energia e você pode sentir alguém quando alguém é agressivo, ou gentil. O silêncio muitas vezes fala muito mais do que palavras.”
Então, entrou no tópico de “You’re Beautiful”:
“A história da música é verdadeira. Ela era uma ex. Ela estava com seu novo namorado – eu não o conhecia. Mas nós passamos um pelo outro, nos olhamos. Vivemos uma vida inteira naquele momento, mas eu não fiz nada a respeito. Apenas fui para casa e escrevi uma música sobre isso e ganhei uma casa com isso – a minha carreira toda. Então, estou feliz por eles.”