A Variety, veículo internacional especializado no showbiz, confirmou que o ator britânico James Norton (“Adoráveis Mulheres”, “House of Guinness”) foi escalado para viver Brian Epstein, o lendário empresário responsável por impulsionar os Beatles ao estrelato mundial. Como noticiado anteriormente, a banda ganhará quatro filmes biográficos, um para cada integrante. Os filmes serão dirigidos por Sam Mendes (“Beleza Americana”, “1917”).
Brian Epstein foi central na trajetória dos Beatles, sendo frequentemente lembrado como o “quinto Beatle” por ter descoberto o grupo em 1961 e transformado sua carreira com uma gestão revolucionária.
Paul Mescal viverá Paul McCartney – já Saoirse Ronan será Linda McCartney, sua esposa. Por sua vez, o ator Barry Keoghen interpretará Ringo Starr, Harris Dickinson ficará encarregado de interpretar John Lennon e Joseph Quinn vai representar George Harrison.
The Beatles – A Four-Film Cinematic Event, directed by Sam Mendes.
Harris Dickinson (John Lennon)
Paul Mescal (Paul McCartney)
Barry Keoghan (Ringo Starr)
Joseph Quinn (George Harrison)In theatres April 2028. #TheBeatlesFourFilmCinematicEvent pic.twitter.com/mREL0nPcfC
— Sony Pictures (@SonyPictures) April 1, 2025
Conforme divulgado pela Variety, os roteiristas responsáveis também já foram decididos. São eles: Jez Butterworth (“Ford vs Ferrari”, “007 Contra Spectre”), Peter Straughan (“Conclave”, “O Espião Que Sabia Demais”) e Jack Thorne (“Adolescência”, “Enola Holmes”).
Tudo que sabemos sobre os filmes dos Beatles
Paul McCartney, Ringo Starr e as famílias dos saudosos John Lennon e George Harrison concederam os direitos musicais aos filmes, como também seu apoio. Essa é a primeira vez que demonstram a atitude em relação a um longa-metragem roteirizado.
A Sony Pictures Entertainment financiará e distribuirá os projetos. Até o momento, a expectativa é de que saiam simultaneamente em abril de 2028. Detalhes sobre os planos de lançamento serão compartilhados posteriormente, mas o estúdio promete uma estratégia “inovadora”.
Além de dirigir, Mendes assinará a produção ao lado de Pippa Harris e Julie Pastor. Aliás, Harris destacou em comunicado:
“Pretendemos que esta seja uma experiência cinematográfica épica e emocionante: quatro filmes, contados a partir de quatro perspectivas diferentes, que contam uma única história sobre a banda mais célebre de todos os tempos. Ter a bênção dos Beatles e da Apple Corps para fazer isso é um privilégio imenso.”
Sam Mendes também é creditado em “Skyfall” (2012), “1917” (2019) e “Império da Luz” (2022). Segundo Pippa Harris, o diretor teve a ideia para os quatro filmes dos Beatles há mais de um ano. Em suas palavras, a materialização do projeto “é uma prova de seu brilho criativo e poder de persuasão, com Paul McCartney , Ringo Starr, Sean Lennon e Olivia Harrison respondendo de maneira entusiasmada quando souberam”.
Por fim, ela acrescenta: “O que é realmente emocionante é que Sam tem a liberdade de mergulhar na vida de cada um dos Beatles, sem limites e sem a sensação de que a banda quer que ele conte uma versão ‘autorizada’ específica sobre seu sucesso.”


