Por: Nicole Defillo
“Janis Joplin – sua vida, sua música” é a mais nova biografia autorizada da mulher mais influente da história do rock e do Woodstock. Esta é a segunda obra em homenagem à artista, lançada em solo brasileiro pela Editora Seoman, às vésperas de completar 50 anos da morte de Janis, em 4 de outubro.
Como defende a autora Holly George-Warren, o livro traz uma visão voltada para as complexidades da personalidade de Janis, explorando a intimidade e a carreira musical, algo que seria impossível não relacionar dito a importância da cantora. "Eu tentei mostrar um lado que não estava nos outros livros. Eu queria descobrir como ela se tornou a musicista que era. Ela sabia que havia se tornado a personagem/pessoa que desenvolveu com o tempo. Às vezes, se cansava de ser 'Janis', mas apreciava a fama que isso lhe trazia”, afirma a escritora.
A relação de Janis com sua banda, Big Brother and the Holding Company, é tratada com muita complexidade no livro, sempre relembrando as vivências de estrada. Com a descoberta de Janis pela indústria do rock, os integrantes do grupo Peter Albin (baixista), Sam Andrew (guitarrista), David Getz (baterista) e James Gurley (guitarrista) foram, de certa forma, ficando para trás. Apesar de ela ter participado de uma banda pequena, esse momento da carreira de Janis Joplin foi extremamente importante para construir a artista que conhecemos hoje.
Os exemplares custam, em média, cinquenta reais e podem ser adquiridos pelo site da Livraria Cultura e na loja online da Amazon.