Por Carolina Peliciari
Idealizado pela ONG LiveLab, com parceria das associações comunitárias de Heliópolis e Paraisópolis, em São Paulo e com apoio institucional de diversas instituições, entre elas a Unicef e a Fundação Getúlio Vargas, o game Operação Antivírus X foi desenvolvido por Edgard Gouveia Júnior e tem como objetivo incentivar jovens entre 12 e 25 anos a combater a Covid-19 por meio do ambiente virtual.
O jogo faz parte da plataforma Jornada X, uma iniciativa utilizada por escolas para promover a participação dos alunos na resolução de problemas sociais, por meio de recursos online. O projeto foi desenvolvido antes da pandemia, mas, segundo o conselheiro da LiveLab, Aser Cortines, em razão dos casos de coronavírus, a forma como o jogo era aplicado presencialmente não poderia continuar. Diante disso, a equipe decidiu reformulá-lo. “Surgiu a ideia de direcionar o Jornada X para o Antivírus X e enquanto perdurar o coronavírus, os jovens se mobilizem em suas casas para resolver alguns problemas decorrentes da doença”, conta Cortines.
Agora, a plataforma disponibiliza alguns desafios que têm como foco solucionar problemas para auxiliar no combate à pandemia, como desmascarar fake news, buscar formas para auxiliar empresas e pessoas que realizam trabalhos autônomos e até cuidados com a saúde emocional – como ajudar grupos de risco e como auxiliar famílias que vivem em locais com falta de água.
De acordo com o conselheiro da ONG, o jogo foi desenvolvido em apenas uma semana e contou com a ajuda de diversos profissionais, entre eles programadores, educadores e designers, além disso a iniciativa recebeu ajuda de voluntários de todo o país. “Existe na verdade, por conta da Jornada X, um grupo de pessoas permanentes dedicadas ao game e esse grupo temporariamente foi direcionado para o Antivírus X e os profissionais da Live Lab também foram direcionados para o jogo. Nós também contamos com um apoio voluntário muito grande e isso ajudou para que a montagem acontecesse nesse prazo recorde”, explica.
Cortines destaca, ainda, a importância do projeto.“Em um momento em que os jovens estão parados em casa, existem alguns que estão mantendo sua educação à distância, mas muitos não tem essa possibilidade, e estão em casa sem fazer nada. Então, eles podem aproveitar esse tempo para fazer uma coisa útil para a sociedade e isso é extremamente motivador, esses jovens ficam super animados em saber que estão dando sua contribuição para resolver alguma questão."
Para participar do game Operação Antivírus X é necessário ter entre 12 e 25 anos, criar um time com no mínimo cinco pessoas e no máximo doze ou participar de um grupo já existente. Confira o jogo aqui.