Ladrões: qual o propósito inusitado por trás da nova aposta de Darren Aronofsky?

Quando perguntado – em evento de lançamento de seu novo filme “Ladrões” no México – o que Darren Aronofsky queria passar para seus espectadores com seu mais recente longa, o diretor respondeu com só uma palavra: “Divertimento”.

Para quem é familiar com o trabalho de Aronofsky, conhecido por “Cisne Negro” e “Réquiem para um Sonho”, associar sua filmografia com “divertimento” não é algo usual, já que o cineasta é conhecido por suas propostas psicológicas, perturbadoras e viscerais. “Ladrões”, por sua vez, explora o universo dos gângsteres, aproximando-se de um filme de ação com aspectos cômicos e divertidos.

Aronofsky, desta vez, optou por se afastar de sua marca registrada de misturar gêneros e explorar o psiquismo de seus personagens, aproximando-se do que define como uma obra de “ação com comédia”, por mais que continue flertando com a violência.

“Espero que, depois deste filme, as pessoas descubram que eu tenho um senso de humor… As pessoas frequentemente ficam surpresas que eu não sou tão estragado como os meus filmes”, brincou o diretor.

A produção de Aronofsky conta com elenco estrelado, encabeçado por Austin Butler — indicado ao Oscar de Melhor Ator por seu desempenho como Elvis Presley em “Elvis” (2022) —, mas também composto por Zoë Kravitz, Matt Smith, Bad Bunny e Regina King.

No filme, Butler interpreta Hank Thompson, ex-atleta que já foi uma promessa do beisebol, mas uma lesão o tirou dos campos. Fora isso, sua vida segue tranquila: ele tem uma namorada (Kravitz), trabalha como barman em Nova York e acompanha o bom momento de seu time do coração.

Tudo muda quando o vizinho Russ (Smith) pede que cuide de seu gato durante uma viagem pessoal. O que parecia um favor inocente acaba colocando Hank no caminho de gângsteres perigosos, que o cercam em busca de algo que ele nem sabe o que é. Agora, para sobreviver, ele terá que usar toda a astúcia que tem, enquanto tenta entender por que se tornou alvo dessa trama.

O cenário escolhido foi Nova York nos anos 90 e, segundo o próprio diretor, isso porque a época foi o “ponto mais alto da humanidade” e “o cenário perfeito para um grupo de excêntricos se enfrentar por causa de um dinheiro ilícito”.

O mais recente projeto de Aronofsky adapta a obra literária lançada em 2004 por Charlie Huston, que traduziu suas páginas para as telonas. “Há muitos personagens estranhos e várias subtramas esquisitas acontecendo. Mas acho que é, acima de tudo, um filme de golpe criminal. Tentei fazer um filme de gênero com os melhores atores do mundo, com a melhor equipe do mundo, e dar vida a isso com a mesma energia que senti em 1998”, diz Huston.

Ladrões” estreia dia 28 de agosto nos cinemas. Para mais informações sobre programações e ingressos, clique aqui. 

Assista ao trailer de “Ladrões”

Leia também: Emmy 2025: qual a plataforma bateu número recorde de indicações este ano?

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados