Nesta quinta-feira (26), foi anunciada a morte de Lalo Schifrin, maestro e compositor de trilhas sonoras icônicas, como a música-tema de “Missão: Impossível”, bem como a de “Perseguidor Implacável”. O músico argentino faleceu devido a complicações decorrentes de uma pneumonia.
Schifrin, nascido Boris Claudio “Lalo” Schifrin, é vencedor de cinco Grammys e havia sido indicado a quatro Oscars antes de receber o prêmio honorário da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas das mãos de Clint Eastwood. A honraria foi concedida “em reconhecimento ao seu estilo musical único, integridade composicional e contribuições influentes para a arte da trilha sonora cinematográfica”.
Em seu discurso de agradecimento pelo prêmio, Lalo disse: “Compor para filmes tem sido uma vida inteira de alegria e criatividade. Receber este Oscar honorário é a realização de um sonho. É uma missão cumprida.”
Em sua autobiografia, publicada em 2008, o maestro escreve: “Na música, as escolhas são infinitas. As possibilidades de combinações sonoras com os instrumentos acústicos de uma orquestra sinfônica, uma banda de jazz ou um conjunto de câmara ainda não foram esgotadas. O que foi feito até agora no campo da música eletrônica mal arranhou a superfície de um vasto continente a ser explorado.”
Lalo Schifrin deixa sua esposa, Donna, três filhos e quatro netos.
A morte foi reportada pelo veículo norte-americano Variety.


