Lana Del Rey completa 36 anos: conheça um pouco da trajetória da artista

Hoje, 21 de junho, a cantora, compositora e poetisa norte-americana, Elizabeth Woolridge Grant, mais conhecida como Lana Del Rey, completa 36 anos. A artista nova-iorquina decolou mundialmente quando lançou a música “Video Games”, em 2011. Antes, ela já tinha tentado o estrelato, mas com dois outros pseudônimos: May Jailer e Lizzy Grant.

Seu estilo é reconhecido pelas letras e ritmos melancólicos, e pelas suas referências à cultura pop e aos Estados Unidos das décadas de 1950 e 1960, como o festival Woodstock, de 1969, citado em várias canções da artista.

Após o sucesso do single, Lana se destacou ainda mais com o álbum “Born To Die”, de 2012, que ficou em segundo lugar nas paradas e foi o quinto álbum mais vendido daquele ano. Em seguida, a artista lançou o EP “Paradise”, que rendeu a primeira indicação ao Grammy da cantora para "Melhor Álbum Vocal Pop", e um curta-metragem do projeto chamado “Tropico”, que apresenta as canções "Body Electric", "Gods & Monsters" e "Bel Air".

Em 2014, Lana lançou o disco “Ultraviolence”, mais sombrio que o primeiro, que recebeu críticas positivas e teve boa recepção comercial, sendo o primeiro de sua carreira a chegar ao número 1 nos Estados Unidos.

Os álbuns posteriores foram “Honeymoon” e “Lust For Life”, que foi marcado como o primeiro disco de Lana a ter colaborações. Os artistas escolhidos foram Stevie Nicks, Sean Ono Lennon, ASAP Rocky e The Weeknd.

Foi com o disco “Norman Fucking Rockwell”, de 2019, que Lana Del Rey se destacou com uma aclamação da crítica e também do público, rendendo uma estreia no terceiro lugar na parada norte-americana de álbuns Billboard 200 e, também, uma indicação ao Grammy para álbum do ano. O disco retrata romances trágicos, melancolia e, em especial, a decadência dos Estados Unidos no século 21.

O trabalho mais recente da artista foi o álbum “Chemtrails Over the Country Club”, de 2021, trazendo influências country folk.

Lana Del Rey também já teve canções tema da trilha sonora de filmes como “O Grande Gatsby”, “Malévola” e “Grandes Olhos”, além de uma pequena participação na música tema do filme “As Panteras” de 2019.

Uma curiosidade é que, em 2019, Lana lançou um livro de poesias chamado “Violet Bent Backwards Over the Grass”.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados