Leitura na infância: por quê incentivar seu filho a ler

Por: Nicole Defillo

Desde cedo, é importante que as crianças sejam incentivadas a criar hábitos saudáveis, que promovam o desenvolvimento emocional e intelectual dos pequenos. Por isso, a leitura é uma das atividades mais indicadas, uma vez que ela enriquece o vocabulário e permite que as crianças desenvolvam o senso crítico. 

De acordo com a pesquisa do Instituto Pró-Livro, em 2019 11,7% dos leitores possuem entre 5 e 10 anos de idade no Brasil. Além disso, o estudo revela que os pais e os professores são as principais influências na hora de incentivá-las a lerem. 

Segundo especialistas, a partir do sexto mês de vida, a criança já pode ser introduzida aos livros, como por exemplo aqueles feitos em tecido ou em plástico. Esse primeiro contato com os livros representa um momento lúdico e união com a família, permitindo que o pequeno cresça atraído pelas histórias infantis.

Um bom começo para estimular a criatividade dos pequenos são as narrativas infantis, como fábulas, lendas, gibis e muito mais! Com a leitura dessas histórias, as crianças desenvolvem a inteligência emocional, uma vez que aprendem a compreender melhor os sentimentos de acordo com os desafios de cada personagem. 

Com os livros, os pequenos conseguem, por meio das palavras e ilustrações, imaginar cenas de outras realidades e até de mundos fantásticos e diferentes. A imaginação as ajuda a escreverem e a se comunicarem melhor, sendo essas capacidades indispensáveis para o desenvolvimento intelectual e profissional no futuro.

Veja mais: 8 livros infantis para ler junto com seu filho

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados