Madonna

Madonna Louise Veronica Ciccone Ritchie nasceu dia 16 de agosto de 1958, em Michigan, Estados Unidos. Seu pai, o engenheiro Silvio Ciccone, nasceu nos Estados Unidos, mas seus antepassados vieram da Itália. A mãe, Madonna Louise Fortin, possuia raízes francesas. Tem sete irmãos: Martin, Mario, Christopher, Anthony, Melanie, Paula e Jennifer. Durante a infância viveu entre a cidade norte-americana de Pontiac e Rochester Hills, subúrbio de Detroit, lugares aonde foi educada dentro da religião católica.
Aos 14 anos, passou a ter aulas de dança por ordem do pai, época em que freqüentava a “Rochester Adams High School”. Em 1976, após concluir o ensino médio, passou a cursar a “Universidade do Michigan”, onde fazia dança. Porém, logo abandonou o curso e mudou-se para Nova Iorque, a fim de seguir carreira de bailarina. Em 1979 conheceu Paris Dan Gilroy, com quem começou a namorar e formou a banda “Breakfast Club”, cumprindo papel de baterista, guitarrista e vocalista do grupo.

Em 1981, participou como backing vocal nas canções “Wild Dancing”, “Cosmic Climb” e “We Are The Gods”, do cantor alemão Otto Von Wernherr.
No ano seguinte, conseguiu assinar um contrato com a gravadora “Sire Records”, onde lançou o primeiro disco, intitulado com o seu próprio nome. Trazia as canções “Everybody”, “Burning Up” e “Holiday”. O segundo trabalho, “Like A Virgin”, foi lançado em 1984, e seu single de estréia foi a própria faixa título, apresentada durante sua apresentação no “MTV Vídeo Music Awards”. Ficou por seis semanas consecutivas em primeiro lugar nas paradas de sucesso.

Em 1985, ficou mundialmente conhecida graças aos sucessos “Material Girl” e “Crazy For You”. No mesmo ano casa-se com o ator californiano Sean Penn, no dia de seu aniversário, e dá início à turnê “The Virgin Tour”.
Já no ano seguinte lançou “True Blue”, disco que vendeu mais de 7 milhões de cópias só nos Estados Unidos.
Em 1989, gravou o álbum “Like A Prayer”, juntando pop, rock e dance. O videoclipe da faixa título, onde Madonna usa referências do catolicismo e aparece se envolvendo romanticamente com um santo negro dentro de uma igreja, gerou muita polêmica.

No próximo ano, participou do filme “Dick Tracy”, ao lado do autor Warren Beatty, com quem teve um caso amoroso. Sua canção, “Vogue”, foi incluída na trilha sonora do filme e lançada no disco “I’m Breathless: Music From And Inspired By The Film ‘Dick Tracy’”. No fim do mesmo ano lançou a coleção “The Immaculate Colection”, contendo quinze canções dos anos 80 e mais duas músicas inéditas: “Rescue Me” e “Justify My Love”, cuja produzição foi feita em parceria com Lenny Kravitz e o clipe vetado na “MTV”, devido à grande quantidade de cenas eróticas.
Em outubro de 1992 lançou o livro “Sex”, onde aparece em fotos (na maioria está nua) junto com outras celebridades como Isabella Rossellini, Naomi Campbell e o rapper Vanilla Ice, retratando suas fantasias eróticas, como sadomasoquismo, lesbianismo e vouyerismo. Seguindo a mesma linha, lança também o cd “Erótica”, contendo entre as faixas “Deeper And Deeper”, “Rain” e a própria “Erótica”. Dois anos mais tarde lançou “Bedtime History”, dessa vez mais calmo e romântico.

Em 1995, estrelou o filme “Evita”, considerado o mais marcante de sua carreira. No longa, a cantora interpreta Eva Perón, primeira dama da Argentina. Chegou a ganhar o “Globo De Ouro” e o “Oscar”.
No ano de 1996, engravidou de seu personal trainner Carlos Leon, e deu à luz à Lourdes Maria Ciccone Leon. O nome da filha foi inspirado nas garrafas de água do santuário católico de Lourdes, localizado na França, que a mãe recebia no tempo em que estava doente.
Dois anos depois, mais madura, Madonna aparece com um estilo musical diferente em “Ray Of Light”, misturando techno, toques de guitarra, violão, e estéticas musicais extraídas do budismo, do hinduísmo e do judaísmo. O álbum traz grandes sucessos como “Frozen”, “Ray Of Light”, “The Power Of Goodbye” e “Nothing Really Matters”.

Com influências eletrônicas e adotando uma estética country, em 2000 lançou “Music”, que ficou no topo das paradas contendo singles como “Don’t Tell Me”, “What It Fells Like For A Girl”, e a própria faixa título. Em dezembro do mesmo ano casou-se com o diretor cinematográfico Guy Ritchie, juntamente com o batizado do 1° filho do casal, Rocco. A cerimônia foi realizada na Escócia, no Castelo Skibo.

Em 2003, inspirada nos ataques entre Estados Unidos e Iraque, parte para o lado mais político e crítico e lança “American Life”. Além da faixa título, o disco traz também os singles “Love Profusion” e “Hollywood”, interpretada ao lado de Britney Spears e Christina Aguilera, durante uma polêmica apresentação no “MTV Music Awards. No show, Britney e Christina, vestidas de noivas, trocaram beijos na boca com Madonna, ato visto por muitos como incentivo ao casamento gay.
Em 2004, passou por vários países com a turnê “Re-Invention Tour”, aonde interpretou os maiores sucessos de sua carreira.
Durante o tempo que passou em turnê, gravou o documentário “I’M Going To Tell You A Secret”, apresentado em vários canais de televisão americanos em 2005.
Em novembro do mesmo ano lançou “Confessions On A Dance Floor”, considerado pela crítica como um dos melhores da sua carreira. O trabalho traz uma combinação de eletrônico, house e disco, e contém sucessos como “Hung Up”, “Sorry” e “Get Together”.

Em 2006, Madonna entrou para o “Guinness Book” (Livro dos Recordes), como a cantora mais bem paga. Em outubro de mesmo ano adotou David Banda, um garoto natural de Malawi, na África.
Em janeiro de 2007, lançou o dvd “The Confessions Tour”, atingindo a primeira posição em diversos paises como Itália, México, China, Rússia, França, Portugal e Brasil. Ainda no mesmo ano, Madonna foi garota propaganda da marca de roupas sueca “H&M”, para a qual desenhou uma linha exclusiva de roupas e acessórios chamada “M by Madonna”.
Em 2008, Madonna lançou “Hard Candy” , o último cd pela Warner. O disco estreou em primeiro lugar em 37 países e já vendeu 3.8 milhões de cópias mundialmente segundo a “United World Chart”, sendo o 9º álbum mais vendido de 2008. com o álbum, iniciou a turnê “Sticky and Sweet”, que registou o recorde de lucros de uma turnê para um cantor solo, ao reunir 280 milhões de dólares, somente na primeira parte (em 2008). Ao todo, seu faturamento foi de 408 milhões de dólares.
No mesmo ano, a cantora se separou de Guy Ritchie e começou a namorar o modelo brasileiro Jesus Luz.

No ano seguinte, a cantora lança “Celebration”, sua terceira coletânea, que contém trinta e quatro sucessos da cantora desde 1982 até hoje e mais duas novas canções, “Celebration”, produzida por Paul Oakenfold, e “Revolver”, produzida pelo Dj Frank E.
Em 2012, foi lançado o álbum “MDNA”, que terá turnê mundial intitulada “The MDNA Tour” chegando ao Brasil em dezembro do mesmo ano.Ainda em 2012, o álbum MDNA foi certificado pela RIAA como sendo Ouro por ter tido vendas superiores a 500.000 cópias nos Estados Unidos.

Durante o mês de dezembro de 2014, Madonna enfrentou o vazamento de diversas canções do álbum inédito que ainda estava sendo finalizado. No dia 20 de dezembro, Madonna revelou na sua conta do Instagram a capa de seu novo álbum, intitulado Rebel Heart, e um link para o download de seis canções desse novo álbum no iTunes. O álbum, ainda incompleto, alcançou o primeiro lugar de downloads em mais de 40 países. O álbum completo foi lançado no dia 9 de março de 2015, e foi amplamente divulgado pela cantora em redes sociais e em programas de auditório do mundo todo. O primeiro single, “Living for Love”, foi lançado e rapidamente deu a Madonna o recorde do 44º primeiro lugar na parada Hot Dance Club Songs da Billboard. Como divulgação do single, Madonna se apresentou na cerimônia do Grammy Awards de 2015 e no Brit Awards; essa última, marcada por uma falha na coreografia que acabou levando Madonna ao chão. Em setembro, a cantora deu início a sua décima turnê mundial, a Rebel Heart Tour. A turnê que irá acontecer entre setembro de 2015 e março de 2016 percorrerá diversas cidades dos Estados Unidos e Europa, além de lugares onde Madonna não se apresentava há vários anos, como o Japão e a Austrália. A Rebel Heart Tour também levará Madonna para lugares onde ela nunca ainda havia se apresentado, como a Hong Kong e Macau, as Filipinas e a Nova Zelândia.

DISCOGRAFIA

ANOS 80
Lançou: Madonna (1983), Like a Virgin (1984), True Blue (1986) e Like a Prayer (1989).

ANOS 90
Erotica (1992), Bedtime Stories (1994) e Ray of Light (1998).

ANOS 00
Music (2000), American Life (2003), Confessions on a Dance Floor (2005), Hard Candy (2008), Celebration (2009) e MDNA (2012), Rebel Heart(2015)

Saiba mais sobre Madonna acessando o site oficial da cantora.

spot_img

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados