Maquiagens caseiras são seguras?

A procura por cosméticos naturais está cada vez maior. A tendência, hoje em dia, é que os consumidores destes produtos procurem por marcas que não agridam o meio ambiente, não testem em animais e não sejam prejudiciais à saúde. Com este movimento, várias marcas novas surgiram e outras estão se adaptando às exigências do público, desenvolvendo cosméticos veganos e com o mínimo de produtos químicos possível. Porém, recentemente um novo conceito de maquiagem ganhou espaço no mundo da beleza: a maquiagem caseira.

Usando ingredientes naturais e que qualquer um pode ter em casa ou comprar no mercado, várias pessoas estão fazendo as próprias maquiagens. Isso inclui delineadores, blushes, bronzeadores, iluminadores, sombras, batons e até mesmo corretivos. Ingredientes como carvão, cúrcuma, óleos essenciais, óleo de coco e cacau em pó são utilizados de várias maneiras diferentes para garantir o resultado desejado: maquiagens baratas, eficientes e ecologicamente corretas.

Como essas maquiagens não possuem conservantes, a vida útil delas é muito limitada e não é possível determinar seu prazo de validade. Elas são o ambiente perfeito para a proliferação de microorganismos como fungos e bactérias, portanto, há chances de elas causarem infecções e alergias. Além disso, por não serem dermatologicamente testadas, podem causar irritações e até queimaduras na pele. As chances de os ingredientes utilizados estarem contaminados em sua origem também são grandes: eles não passam pelo controle de qualidade rígido que os cosméticos industriais passam.

É possível ser ecologicamente correto e usar produtos excelentes, seguros e com preços acessíveis. O mundo dos cosméticos está mudando – ainda bem! – e está cheio de opções para quem é a favor da beleza sustentável.

Marina Parreira

Redação Saúde Minuto

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados