Hoje, dia 08 de março, é o Dia Internacional da Mulher e, pensando na data que comemora as conquistas ao longo dos anos, a gente traz sugestões de livros que contam histórias de mulheres que foram essenciais em todo o mundo.
Confira 10 obras que selecionamos para você:
Memórias de Uma Moça Bem-Comportada – Simone de Beauvoir
Para começar, ninguém melhor do que Simone de Beauvoir. Neste livro, é possível conhecer a infância e a juventude de uma das maiores escritoras do século XX. Dona de um espírito inconformado e autêntico, Simone nos mostra nesse primeiro relato autobiográfico a sua infância religiosa, a consequente descrença e a posterior devoção à literatura. A obra conta também com o início do relacionamento duradouro com o escritor e filósofo existencialista Jean-Paul Sartre.
Eu sou Malala. A História da Garota que Defendeu o Direito à Educação e Foi Baleada Pelo Talibã – Malala Yousafzai
Você provavelmente já ouviu falar sobre a história de Malala, a menina que levantou a voz para o Talibã. Ela recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação, mas quase perdeu a vida em 2012. O livro conta a história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que valoriza apenas os homens.
Frida. A Biografia – Hayden Herrera
Frida Kahlo foi uma mulher marcante. Com o seu olhar complexo sob suas sobrancelhas espessas, cabelos negros e suas roupas coloridas, a artista é conhecida mundialmente. Nesta obra, a autora traz a dimensão humana de Frida, trazendo detalhadas descrições e interpretações dos quadros de Kahlo, além da intimidade da história da artista.
O Diário de Anne Frank – Anne Frank
Ao longo de dois anos, a jovem Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão de sua família durante a Segunda Guerra Mundial. A força da narrativa de Anne com impressionantes relatos das atrocidades e horrores cometidos contra os judeus faz deste livro um precioso documento. Seu diário já foi traduzido para 67 línguas e é um dos livros mais lidos do mundo.
Uma Memória de Jane Austen – James Edward Austen-Leigh
Jane Austen, uma das maiores escritoras de romance, autora das obras clássicas “Orgulho e Preconceito”, “Razão e Sensibilidade”, “Persuasão”, entre outros, tem a biografia retratada pelo seu sobrinho. James Edward conviveu com a tia na infância e a obra traz os registros de suas reminiscências e de outros parentes. Cartas, curiosidades, sua infância e juventude em Steventon; suas primeiras composições; a mudança de Steventon para Bath; descrição de sua pessoa, personalidade e gostos. Jane Austen irmã; tia, filha, amiga e escritora. Uma biografia completa e emocionante.
Rita Lee – Rita Lee
A autobiografia da cantora conta a infância, os primeiros passos na vida artística, sua prisão em 1976, o encontro de almas com Roberto Carvalho, o nascimento dos filhos, das músicas e dos discos clássicos. A obra traz a sensação de estar diante de uma biografia não autorizada, diante do tamanho da honestidade nas histórias. Rita cuidou de tudo. Escreveu, escolheu as fotos e criou as legendas – e até decidiu a ordem das imagens -, fez a capa, pensou na contracapa, nas orelhas… Entregou o livro assim: prontinho. Sua essência está nessas páginas.
Elis: Uma biografia musical – Arthur de Faria
Pesquisado e escrito ao longo de três décadas, este livro ilumina o gênio da maior cantora brasileira de todos os tempos. Músico, jornalista, “elisófilo” como poucos, Arthur de Faria é o maestro ideal para o desafio de dimensionar a importância de Elis Regina numa era inigualável da nossa história musical.
Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes 1 e 2 – Elena Favilli e Francesca Cavallo
E para o público infantil, nada melhor do que duas obras que contam sobre a vida de mulheres extraordinárias de forma simples e fácil para crianças. O projeto pensado por Elena Favilli e Francesca Cavallo, cofundadoras cofundadoras da empresa de mídia infantil Timbuktu Labs, nos Estados Unidos, conta histórias de mulheres que vão de Frida Kahlo, Elizabeth I, Anita Garibaldi e, até mesmo, a jogadora de futebol Marta. A obra explicita um mundo onde gênero não defina quão alto você pode sonhar nem quão longe você pode ir.
As Cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo – Rachel Ignotofsky
Mais uma obra para o universo infantil. Recheado de ilustrações encantadoras, “As cientistas” destaca as contribuições de cinquenta mulheres notáveis para os campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, desde o mundo antigo até o contemporâneo, além de trazer infográficos sobre equipamentos de laboratório, taxas de mulheres que trabalham atualmente em campos da ciência e um glossário científico ilustrado. Entre as perfiladas, estão figuras bem conhecidas, como a primatologista Jane Goodall e a química Marie Curie, e outras nem tanto, como Katherine Johnson, física e matemática afro-americana que calculou a trajetória da missão Apolo 11 de 1969 à lua.
Leia mais: Elza Soares lança single para celebrar o Dia Internacional da Mulher