Hoje, sexta-feira (27/09), os filhos da atriz (e Dama pela Ordem do Império Britânico) Maggie Smith, anunciaram seu falecimento, aos 89 anos. Desse modo, a intérprete deixa um legado sublime e notável, tendo sido destaque em produções como “Morte Sobre O Nilo”, “Mudança de Hábito” e “Downtown Abbey”. No entanto, um dos papéis mais marcantes de sua carreira foi como Professora Minerva McGonagall na saga “Harry Potter”.
Sobretudo, Maggie desempenhou a corajosa, destemida e gentil bruxa com destreza e dedicação. Aliás, a atriz chegou a enfrentar os cansativos dias de gravação juntamente com sua batalha contra o câncer, em 2007.
Dessa maneira, a Alpha separou alguns dos mais icônicos momentos de Smith como Professora McGonagall na saga de filmes de “Harry Potter”. Confira:
Minerva animago: Sua primeira aparição – “Harry Potter e a Pedra Filosofal”
A princípio, o espectador tem primeiro contato com McGonagall em sua forma animago. Isto é, alguns bruxos têm o dom de transformação para outras espécies, e a professora tem a capacidade de se tornar um gato malhado.
Assim, em “Pedra Filosofal”, Minerva é um gato na porta da casa dos Dursleys, a espera de Dumbledore e Hagrid para entregar o pequeno Harry para seus tios.
McGonagall recebe Potter ao time de Quadribol – “Harry Potter e a Pedra Filosofal”
Por conseguinte, quando Potter já está em Hogwarts, Professora McGonagall foi a responsável pela admissão do jovem ao time de Quadribol da Grifinória. Isto porque, quando Harry usava sua vassoura voadora para perseguir Draco Malfoy, Minerva reconheceu seu dom imediatamente.
Mesmo sem idade suficiente, a bruxa deu um jeitinho de encaixar o menino que sobreviveu na equipe de Quadribol como apanhador. Em seguida, Minerva secretamente o presenteou com sua própria vassoura, uma Nimbus 2000.
‘Babuínos bobocas balbuciando em bando’ – “Harry Potter e o Calice de Fogo”
Outrossim, em uma das mais cômicas cenas da saga vemos a diretora da casa Grifinória ensinando seus membros a se comportarem em um baile. Com isso, a professora diz que não vai deixar alunos mancharem o nome da Grifinória se comportando como “babuínos bobocas balbuciando em bando”.
Dessa forma, Minerva escolhe Rony Weasley como exemplo e o ensina a dançar valsa, enquanto seus colegas seguram gargalhadas!
Quando a professora enfrentou Umbridge – “Harry Potter e a Ordem da Fênix”
Decerto, uma das mais detestáveis vilãs de “Harry Potter” ganha destaque em “Ordem da Fênix” – quinto filme da franquia. Sendo ela Dolores Umbridge, funcionária do Ministério da Magia que utiliza de seu poder para coagir aqueles em Hogwarts.
Futuramente, de Alta Inquisidora, Umbridge se tornaria diretora da escola e se mostraria pouco razoável. Com isso, Minerva McGonagall é a única do corpo docente do liceu que a enfrenta, questionando seus métodos “medievais” de atuação
Quando a professora defendeu Hogwarts – “Harry Potter e as Relíquias da Morte”
Por fim, no último filme da franquia, “Relíquias da Morte Parte 2”, Minerva foi essencial durante a batalha final que ocorreu em Hogwarts. Dessa maneira, a professora batalhou Snape – antes de descobrir seu verdadeiro posicionamento –, o expulsou do liceu e, por fim, fez com que as estátuas da Escola se tornassem vivas para defender o castelo.
Leia também: Maggie Smith, a professora McGonagall de Harry Potter, falece aos 89 anos