Mulheres no cinema: conheça 6 filmes sobre histórias inspiradoras

Quem não adora ver uma mulher se destacar e virar protagonista da sua própria história? Devido a isso, cada vez mais no mundo cinematográfico mulheres estão ganhando espaço e se destacando em papéis principais nos longas-metragens.

Pensando nisso, nós elaboramos uma lista com alguns filmes nos quais as mulheres são as personagens principais dos roteiros e que conquistaram a crítica. Confira: 

Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento (2000)

Este foi o longa-metragem de mais sucesso da carreira de Julia Roberts, uma vez que, devido à  sua atuação impecável, a atriz arrematou 18 prêmios, incluindo o Oscar de Melhor Atriz, o BAFTA de Cinema de Melhor Atriz e MTV Movie Award de Melhor Atriz. Além disso, o filme é baseado em uma história real.

O roteiro da produção conta a história de Erin Brockovich, mãe de três filhos que trabalha em um pequeno escritório de advocacia. Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, ela convence seu chefe a deixá-la investigar o caso. Erin usa todas as suas qualidades naturais, desde a fala macia e convincente até seus atributos físicos, para convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares. Confira o trailer: 

 

Histórias Cruzadas (2011)

Nos anos 60, no Mississipi, a jovem Skeeter é uma garota da alta sociedade que retorna para casa determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark, a empregada da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões para expor os abusos que sofriam. 

Para Sempre Alice (2014)

Alice Howland, interpretada por Julianne Moore, é uma professora de Harvard e especialista em linguística. Ela está feliz pelo que conseguiu construir, tanto a nível pessoal, quanto profissional. No entanto, sua vida muda inesperadamente quando ela é diagnosticada com Alzheimer e começa a sentir os primeiros efeitos da doença.

O longa arrematou diversos prêmios devido ao seu emocionante roteiro e atuação, como Oscar, BAFTA, Critic’s Choice Awards, Golden Globe Awards todos na categoria de Melhor Atriz para Julianne Moore. Confira o trailer:

As sufragistas (2015)

Baseado em fatos reais, o longa mostra o início da luta do movimento feminista e os métodos incomuns de batalha. Esta obra retrata a história das mulheres que enfrentaram seus limites na luta por igualdade e pelo direito de voto. Elas resistiram à opressão de forma passiva, mas, a partir do momento em que começaram a sofrer uma crescente agressão da polícia, decidiram se rebelar publicamente.

Joy: O Nome do Sucesso (2015)

Joy é uma jovem brilhante, mas sua vida pessoal é extremamente complicada. Divorciada e mãe de dois filhos, ela vive com seus pais e ex-marido, que mora no porão. Sua mãe, que vive no andar de cima e passa o dia todo assistindo a novelas. Criativa desde a infância, Joy inventa um esfregão de limpeza milagroso que se transforma em um fenômeno de vendas e faz dela uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.

A protagonista, interpretada por Jennifer Lawrence, faz referência a história real de sucesso da empreendedora e inventora estadunidense, Joy Mangano. Ela é a atual presidente da Ingenious Designs e tornou-se conhecida por desenvolver os produtos Miracle Mop e Huggable Hangers.

Estrelas Além do Tempo (2016)

No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.

Esta é mais uma obra baseada em uma história real que foi indicada para prêmios, como Oscar, Critic’s Choice Awards, Golden Globe Awards e BAFTA de Cinema. 

Leia Mais: ONG capacita mulheres em ofícios de corte, costura e bordado

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados