Por Nicole Defillo
Neste domingo, 21, às 17h, o Museu da Imagem e do Som lança mais um programa totalmente online, no YouTube, intitulado de "#MISemCasa: o MIS Ex-Libris". Dessa vez, o projeto é voltado para uma parte muito importante, tanto da cultura nacional quanto internacional: a literatura.
O MIS Ex-Libris, será exibido mensalmente e promete trazer bate-papos ao vivo sobre todas as ramificações da literatura, dos clássicos até os novos suportes tecnológicos, como e-books e plataformas de leitura online. No primeiro episódio do programa, mediado por José Luiz Goldfarb, a discussão será voltada para a mais nova obra de Juliano Spyer, "Uma Rua Chamada Borboletas Psicodélicas", que traz diversos contos que homenageiam São Paulo.
O exemplar é uma “biografia viva” da cidade, produzida a partir de conversas online entre 89 autores. Ele é o resultado do programa Viva São Paulo realizado pelo historiador e antropólogo Juliano Spyer, entre 2003 e 2006, para celebrar o aniversário de 450 anos da fundação da cidade mais movimentada do estado paulista. "Uma Rua Chamada Borboletas Psicodélicas" foi construído e concretizado a partir de relatos verídicos que se passam entre as décadas de 1920 a 2000. "Este é um livro ‘nativo da internet’", diz Juliano. O autor também afirma que há novas possibilidades para a indústria literária se repensar e se reinventar a partir do uso inteligente das tecnologias digitais.
Os espectadores que participarem do primeiro bate-papo, no próximo domingo, serão presenteados com uma versão digital e em PDF do livro.