Museus online: saiba quais são as exposições para visitar virtualmente

Devido a pandemia, as visitas a museus e exposições online ganharam força nos últimos meses. Apesar de sentirmos saudade das longas filas e das bilheterias cheias, as mostras em formatos 360° são uma ótima forma de adquirir conhecimento e cultura sem sair de casa. 

Pensando nisso, nós elaboramos uma lista com algumas das exposições para você se divertir com a sua família no sofá de casa. Confira:

Pinacoteca, São Paulo

{ galeria 1203 }

A Pinacoteca de São Paulo é um dos mais belos museus da cidade. O instituto fica situado em um prédio projetado ao final do século 19, que começou com um acervo de 26 quadros, e hoje possui 9 mil obras de arte. É possível explorar os corredores do local através do Google Arts & Culture

O destaque do acervo fica por conta da obra “O Mestiço”, do artista plástico Cândido Portinari.

Museu Oscar Niemeyer, Curitiba

{ galeria 1204 }

O Museu Oscar Niemeyer, mais conhecido como MON, foi inaugurado em 2002 e possui uma área expositiva de 17 mil metros quadrados Por conta disso, a instituição é considerada como a maior da América Latina. 

Além do acervo próprio, anualmente, são realizadas mais de 20 exposições temporárias, com artistas dos mais diversos estilos, como Yutaka Toyota e Tony Cragg. Você pode conferir algumas exposições no Google Arts & Culture e fazer uma visita 360° no site oficial do museu.

Museu Afro Brasil, São Paulo

{ galeria 1205 }

O Museu Afro Brasil fica dentro do Parque Ibirapuera e possui um acervo com mais de 6 mil obras de artistas afrodescendentes, como pinturas, esculturas, documentos e peças etnológicas. 

Os itens da coleção abordam temas como religião, trabalho, arte, escravidão, entre outros aspectos culturais africanos e afro-brasileiros. Essa é uma parada  obrigatória e repleta de história na cidade, mas, por enquanto, você pode conferir tudo no Google Arts & Culture.

Louvre, Paris – França

{ galeria 1206 }

O Louvre, localizado em Paris, na França, é considerado como o maior museu de arte do mundo, sendo, definitivamente, o queridinho dos amantes da arte. Além disso, o instituto é conhecido por ser a casa do quadro “Mona Lisa”, a mais notável obra do pintor, inventor, cientista, matemático, engenheiro, anatomista, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico, Leonardo Da Vinci. 

Além da icônica pintura, o Louvre possui outras maravilhosas obras – como “Vênus de Milo” e “A Liberdade guiando o povo” – que podem ser visitadas através de um tour virtual. O passeio é feito no site oficial do museu.

Museu Nacional de Antropologia, Cidade do México – México

{ galeria 1207 }

Essa é uma das principais atrações da Cidade do México, e não é para menos: o museu conta com um acervo único e riquíssimo em diversidade cultural!

Seus maiores destaques são a “Pedra do Sol” – famoso Calendário Asteca – e as grandes esculturas que representam os deuses de Teotihuacán. Para você não esperar a sua próxima viagem para visitar esse museu, é só fazer um passeio online pelo Google Arts & Culture

Van Gogh Museum, Amsterdam – Holanda

{ galeria 1208 }

O Museu Van Gogh, inaugurado em 1973, abriga a maior coleção de pinturas do artista no mundo. Além dos quadros de Vincent Van Gogh, – como “Girassóis” e “O Quarto” – o acervo conta com obras de seus contemporâneos e muitos desenhos e cartas. 

Você pode conferir tudo em alta resolução no site oficial do museu ou passear pelos corredores do local através do Google Art & Culture.

Museu da Acrópole, Atenas – Grécia

{ galeria 1209 }

O Museu Arqueológico de Atenas, mais conhecido como Museu da Acrópole, é uma visita imperdível para quem vai até a cidade, porém sua visita online não deixa a desejar. 

O instituto, que existe há aproximadamente 150 anos, foi reinaugurado em 2009 e preserva grande parte do que restou das peças da Acrópole de Atenas. Além disso, ele possui as cinco Cariátides – figuras femininas esculpidas que funcionam como suporte, no lugar de uma coluna ou um pilar – como parte de seu acervo fixo. Passeie pelas galerias do prédio no Google Arts & Culture.

The British Museum, Londres – Inglaterra

{ galeria 1210 }

O Museu Britânico abriga mais de 6 milhões de objetos importantes para a história da humanidade, entre eles, a “Pedra de Roseta” e os frisos do Partenon de Atenas. O local abriga tantos fragmentos da sociedade, que para percorrer todas as dependências com calma pode levar uns dias, mesmo no modo online. É possível conhecer detalhes sobre suas galerias no site oficial ou percorrer seus corredores em passeio virtual.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados