Novembro tem Ação de Graças

No Século Dezessete – mais especificamente, em 1620 – os primeiros peregrinos vindos de Londres desembarcaram do navio Mayflower na cidade de Plymouth, em Massachusets. A chegada dos ingleses Puritanos – vítimas da perseguição religiosa – deu origem ao feriado de Ação de Graças, logo no ano seguinte. Isso porque este dia é reservado para agradecer à fértil colheita plantada pelos agora habitantes do Novo Mundo, nos Estados Unidos – além da receptividade do povo nativo da região.

Mais de 200 anos mais tarde, o presidente Abraham Lincoln instituiu a quarta quinta-feira de novembro como dia oficial do Thanksgiving – O Dia de Ação de Graças que agora é lembrado em todo o mundo.

Desfiles e turismo e o Desfile mais tradicional

Assim como no 4 de Julho – data da Independência dos Estados Unidos – o Dia de Ação de Graças atrai milhões de estrangeiros  para os desfiles que acontecem por grandes cidades norte-americanas.

Em Nova York, o evento acontece desde 1924, patrocinado pela loja de departamentos mais tradicional do país: a Macy’s. Mais de 4 milhões de turistas invadem a Big Apple para conferir a festa, que vai do Central Park até a rua 34.

Dunkin’ Donuts

 A rede das rosquinhas recheadas patrocina o desfile na Filadélfia, Pensylvannia, onde personagens infantis e outros participantes seguem da rua 20 até o Philladelphia Museum of Art. O desfile acontece das 8h30 da manhã ao meio-dia.

Desfile da América: Em Detroit – capital das indústrias automotivas americanas – o desfile conta com bandas musicais e personagens folclóricos, começando na rua Kirkby às 10h da manhã, com percurso finalizado ao meio-dia na Congress St.

No Canadá

Fora dos Estados Unidos, o Dia de Ação de graças é celebrado no Canadá, mas isso acontece em outubro. Tudo começou em 1578, quando o explorador Martin Frobisher agradeceu por ter vencido os obstáculos das geleiras até chegar ao Canadá.

No Brasil

Em nosso país, a celebração entrou no calendário graças a ideia de Joaquim Nabuco – embaixador do Brasil na capital americana, Washington. Ao testemunhar os desfiles, Nabuco disse: "Eu quisera que toda a humanidade se unisse, no mesmo dia, para um agradecimento universal a Deus”.  Muitos imigrantes (refugiados da Guerra Civil Americana) celebram a festa em cidades como Americana e Santa Bárbara do Oeste.

Como nos EUA

Antes de ser comemorado oficialmente, o Dia de Ação de Graças virou lei por determinação do General Eurico Gaspar Dutra em 17 de agosto de 1949. Em 1966, foi determinado que a celebração ocorresse como nos EUA, na quarta quinta-feira do mês de novembro.

 

Feliz Dia de Ação de Graças!

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados