Neste domingo (18), “O Agente Secreto”, novo filme de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido e Gabriel Leone, estreou na 78ª edição do Festival de Cannes – uma das mais tradicionais mostras de cinema – e foi ovacionado por 13 minutos pelo público presente.
A produção brasileira é um suspense que acompanha Marcelo, especialista em tecnologia, interpretado por Moura, voltando a Recife, sua cidade natal, em busca de equilíbrio após acontecimentos traumáticos. Seu retorno, no entanto, não é tão pacífico quanto o esperado, ao passo que Marcelo percebe estar sendo vigiado.
Por conseguinte, após sua estreia, a crítica especializada demonstrou entusiasmo pelo novo longa de Mendonça Filho. O veículo The Hollywood Reporter deu nota máxima ao filme: cinco estrelas. “O filme se deleita com uma sensação inebriante de tempo e lugar, que revela o profundo amor de Mendonça Filho pelo cenário. É uma grande conquista e, na minha opinião, certamente será um dos melhores filmes do ano”, escreve David Rooney para o THR.
A Variety – em crítica assinada por Peter Debruge – diz que Kleber Mendonça está em “modo hitchcockiano” em seu novo projeto, classificando-o como uma “imersão sensorial robusta na memória, que captura de forma vívida as imagens, os sons e o clima sufocante — tanto político quanto meteorológico — que o diretor brasileiro associa ao Recife de 1977”.
Outrossim, David Ehrlich escreveu para a IndieWire que “com ‘O Agente Secreto’, Mendonça exuma o passado como base para uma história puramente fictícia e, ao fazer isso, articula como a ficção pode ser ainda mais valiosa como veículo da verdade do que como instrumento para encobri-la”.
Ver essa foto no Instagram
O filme ainda não tem data de estreia nos cinemas comerciais brasileiros. Assista ao trecho do longa divulgado pelo Festival de Cannes:
Ver essa foto no Instagram
Leia também: Veja quem já está confirmado no elenco de “Jogos Vorazes: Amanhecer na Colheita”


