Nesta quinta-feira (6), chega ao Brasil o novo filme de Kleber Mendonça Filho, protagonizado por Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e a carismática Tânia Maria. O longa estreou na 78ª edição do Festival de Cannes – uma das mais tradicionais mostras de cinema – e foi condecorado na mostra com os prêmios de Melhor Ator para Moura e Melhor Direção para Mendonça Filho.
A produção foi selecionada pela Academia Brasileira de Cinema como representante do Brasil no Oscar de 2026. O longa-metragem “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, foi eleito. O filme concorreu com outras 15 produções nacionais, entre elas “O Último Azul” e “Manas”.
O filme é um suspense que acompanha Marcelo, interpretado por Moura, voltando a Recife, sua cidade natal. Seu retorno, no entanto, não é tão pacífico quanto o esperado, à medida que Marcelo percebe estar sendo vigiado, hospedando-se em um prédio de pessoas juradas de morte.
“Meu desejo era fazer um filme de aventura, de intriga e mistério, mas também um pouco assustador e, acima de tudo, sobre como o Brasil e o brasileiro funciona”, diz Mendonça ao Cine Set.
Por conseguinte, após sua estreia, a crítica especializada demonstrou entusiasmo pelo novo longa de Mendonça Filho. O veículo The Hollywood Reporter, por exemplo, deu nota máxima ao filme: cinco estrelas. “O filme se deleita com uma sensação inebriante de tempo e lugar que revela o profundo amor de Mendonça Filho pelo cenário. É uma grande conquista e, na minha opinião, certamente será um dos melhores filmes do ano”, escreve David Rooney para o THR.
Assista ao trailer de “O Agente Secreto”
Brasil, 1977. Fugindo de um passado misterioso, Marcelo, um especialista em tecnologia na casa dos quarenta, volta ao Recife em busca de um pouco de paz, mas percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.


