Enquanto o público brasileiro corre aos cinemas para assistir “O Agente Secreto”, o novo longa de Kleber Mendonça Filho, que estreou nos cinemas na última quinta-feira (6), a produção continua sua trajetória internacional com recepção calorosa e crescente expectativa para a temporada de premiações. O elenco do projeto é composto por Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone e carismática Tânia Maria.
“O Agente Secreto” estreou na 78ª edição do Festival de Cannes – uma das mais tradicionais mostras de cinema – e foi condecorado na mostra com os prêmios de Melhor Ator para Moura e Melhor Direção para Mendonça Filho. Por consequência, foi selecionado pela Academia Brasileira de Cinema como representante do Brasil no Oscar 2026. O longa-metragem “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, foi eleito. O filme concorreu com outras 15 produções nacionais, entre elas “O Último Azul” e “Manas”.
Após uma passagem de destaque em festivais internacionais, o filme estreou comercialmente na Itália e em Portugal em 6 de novembro, assim como no Brasil. Em seguida, chegará à França no dia 17 de dezembro, um mercado historicamente receptivo ao cinema de autor e que pode reforçar ainda mais o prestígio da produção. Já no Reino Unido, o lançamento está marcado apenas para 20 de fevereiro de 2026, decisão que gerou críticas à distribuidora local, a Mubi, por possivelmente prejudicar o filme na corrida pelo BAFTA (Prêmios da Academia Britânica de Cinema), cuja janela de elegibilidade é mais restrita.
A NEON, distribuidora norte-americana, confirmou que “O Agente Secreto” será lançado nos Estados Unidos em 26 de novembro, ampliando sua presença internacional e posicionando o longa estrategicamente no calendário de estreias da temporada de prêmios. A distribuidora, conhecida por títulos como “Parasita” e “Anatomia de uma Queda”, aposta na força autoral de Kleber Mendonça Filho e na atuação de Wagner Moura para atrair o público americano e a atenção da Academia.
Assista ao trailer de “O Agente Secreto”
A produção brasileira é um suspense que acompanha Marcelo, interpretado por Moura, voltando a Recife, sua cidade natal. Seu retorno, no entanto, não é tão pacífico quanto o esperado, ao passo que Marcelo percebe estar sendo vigiado e perseguido.


